TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Do Meteoros

Artigos Científicos: A Arte Do Meteoros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

Reações de Polimerização

Um polímero é formado por uma sequência de reações, denominadas Reações de Polimerização, nas quais a molécula inicial (monômero) se une a outras sucessivamente com outras formando um dímero, trímero, tetrâmero e por fim uma cadeia espessa na qual chamamos de polímero. Existem dois tipos de reações utilizadas na formação de polímeros, a reação de Adição e Condensação.

Reação de Adição

A reação de adição ou polimerização por adição baseia-se na junção de monômeros idênticos, que por sua vez necessariamente devem ter uma ligação dupla entre seus carbonos, que ao decorrer do processo de formação se rompem e formam novas ligações simples entre eles. A maioria dos polímeros produzidos na indústria atual é feita a partir de reações de adição.

Alguns exemplos de polímeros obtidos pela reação de adição são:

• Polipropileno: É obtido a partir do propileno (propeno), sendo mais duro e resistente ao calor, quando comparado com o polietileno. É muito usado na fabricação de artigos moldados e fibras.

• Polietileno: É obtido a partir do etileno (eteno). Possui alta resistência à umidade e ao ataque químico, mas tem baixa resistência mecânica. O polietileno é um dos polímeros mais usados pela indústria, sendo empregados na fabricação de folhas (toalhas, cortinas, envólucros, embalagens etc), recipientes (sacos, garrafas, baldes etc), canos plásticos, brinquedos infantis, no isolamento de fios elétricos etc.

Reação de Condensação

A reação de Condensação o produto final é gerado através da combinação de dois ou mais tipos distintos de monômeros que ao reagirem promovem a eliminação de moléculas com características mais simples como, por exemplo, água ou ácido clorídrico. Nesta ocasião os monômeros não precisam necessariamente possuir em sua estrutura ligações duplas entre seus carbonos, porém, é indispensável à presença de dois diferentes grupos funcionais, como amina e amida por exemplo.

Alguns exemplos de polímeros produzidos por reações de condensação s

• Kevlar: É uma poliamida, sendo que sua reação de polimerização por condensação ocorre entre o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico) e a diamida p-benzenodiamida:

O kevlar é um polímero muito resistente, que é usado em coletes à prova de balas, chassis de carros de corrida, bicicletas e aviões.

• PET (polietilenotereflato ou politereftalato de etileno):

O PET também é conhecido por outros nomes, como dracon, terilene ou tergal. Esse polímero de condensação é um poliéster, sendo que sua reação de formação ocorre entre o álcool etilenodiol (etileno-glicol) e o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico):

O principal uso desse polímero é em garrafas plásticas, mas ele também é usado na fabricação de tecidos, cordas, filmes fotográficos, fitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com