TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação profissional do assistente social

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 3

O presente trabalho tem como objetivo conhecer a atuação profissional do assistente social  em Comunidade Quilombola. A metodologia utilizada foi a qualitativa, utilizando-se a análise literária de teóricos do tema escolhido, “Comunidade Quilombola e o Serviço social”, privilegiando-se Almeida, Faveiro, Iamamoto, Silva, Souza e Neto. O trabalho estruturou-se em três capítulos que respectivamente tratam da questão da definição do que é Comunidade Quilombola, Política Publicas aos Quilombos, além de tecer comentários a respeito da lei de Regulamentação e a busca pelos direitos sociais e o Papel do Assistente Social no enfrentamento da problemática objeto desta pesquisa. Nas Considerações Finais, faz-se breves comentários sobre o apreendido com o estudo e sobre a relevância do trabalho monográfico para a sociedade e os meios acadêmicos e para o autor da pesquisa.  

Objetivo Geral:

Analisar sobre o papel do assistente social, frente à problemática social da Comunidade Remanescente de Quilombo.

Objetivos Específicos:

Identificar o processo de escravização negra no Brasil até o surgimento dos Quilombos.

Conceituar Comunidades Quilombolas e as políticas publicas voltada a este publico.

Analisar o papel do assistente social no enfrentamento a problemática das Políticas Públicas as Comunidades Remanescentes de Quilombo.

A metodologia usada para o desenvolvimento do trabalho tem cunho qualitativo. Foram desenvolvidos estudos, com apoio de livros, artigos, revistas que tratem do tema Serviço Social em Comunidades Quilombolas deste estudo.

Foram tecidas considerações embora breves, sobre a escravização negra no Brasil, reconceituação e certificação das Comunidades Remanescentes de Quilombo.

Abordou-se a conceituação de Políticas Publicas, discutindo obrigações e responsabilidades que a lei determina ao Estado, em relação aos remanescentes quilombolas e o Projeto Brasil Quilombola.

Analisou-se o papel do Assistente Social frente à problemática dos Direitos Sociais das Comunidades Remanescentes de Quilombo.

Com os estudos realizados foi possível elucidar ideias e esclarecer duvidas sobre a questão das Comunidades Quilombolas e seus desdobramentos, onde se situa desde os primórdios da escravização do negro á se tornarem cidadãos comuns em direito e deveres.

Tomar conhecimento da História de luta que vem sendo travada pelos negros escravizados no Brasil e a grande batalha em se tornarem libertos também assim levando em consideração o interesse como profissional de Assistência Social, contribuiu de forma bastante enfática para a reflexão do seu papel profissional em garantir seus direitos. Sendo um acréscimo de conhecimento bastante positivo no sentido de melhorar a prática do serviço social.

Para finalizar, considera-se ser este trabalho relevante para a sociedade em geral e os meios acadêmicos em particular, já que trata de um tema muito antigo mais ainda pouco discutido, mas que começa a ganhar força pelo cunho social e de direito e humanitário.

BRASIL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com