TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Nos Dias De Hoje

Trabalho Escolar: A Contabilidade Nos Dias De Hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

A CONTABILIDADE NOS DIAS DE HOJE E SUA IMPORTÂNCIA

Em 1494, o Frei Franciscano Luca Pacioli criou o método das Partidas Dobradas, princípio contábil segundo o qual todo lançamento a crédito em uma conta faz com que surja outra conta onde é registrado o mesmo valor á débito, princípio este que é usado até hoje.

Pode-se definir a Contabilidade como uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da Administração e da Economia. Mais especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das entidades (empresas). Isso é feito por meio dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos.

A Contabilidade é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, seguimento e da sua forma de tributação.

O objetivo da Contabilidade pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para vários usuários como: investidores (nacionais ou até mesmo internacionais), fornecedores, bancos, governo, sindicatos e funcionários.

Contabilidade é o grande negócio que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos e monetários, registrando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem para a tomada de decisões.

Portanto, a Contabilidade é necessária para todas as entidades e também para as pessoas físicas ajudando no processo de tomada de decisões de pequenos e grandes negócios.

Podemos então resumir da seguinte forma as funções da Contabilidade:

 Registrar todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;

 Organizar um sistema de controle adequado à empresa;

 Demonstrar com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;

 Analisar os demonstrativos, que podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa;

 Acompanhar as execuções dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas.

A contabilidade está presente no dia a dia das pessoas e empresas pelo fato de ter se tornado algo essencial para controle e base para informações e provas no momento de tomada de decisão, ou seja, a partir da contabilização dos investimentos e despesas e gastos principalmente no âmbito empresarial, a mesma dispõe de um controle de tudo que ocorre dentro da organização, desde o processo de entrada de matéria prima e produção, até o estoque e faturamento dos produtos. Fatores esses que devem ser lançados e contabilizados no sistema de controle da empresa. Portanto a Contabilidade está envolvida em tudo, tributos a pagar sobre compras e vendas de mercadorias, impostos recuperáveis, controle de custos fixos e variáveis da produção, formação do preço de venda de mercadorias e margem de contribuição dos produtos que a empresa vende. Assim como no aspecto gerencial, ela influencia e está presente nos investimentos, aquisição de maquinários, lucros e prejuízos da empresa, controle sobre os gastos, organização de informações que mais tarde estarão no demonstrativo de resultados da empresa.

Todo esse controle que a Contabilidade tem, faz com que a empresa, ou o país, passe a ser mais bem visto por investidores nacionais e até mesmo internacionais, pois deixa seus relatórios com mais comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, tornando-os mais transparentes e passíveis de conseguirem investimentos para que possam crescer ainda mais.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »