TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Casos: A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

1.1 HISTÓRICO DA CONTABILIDADE

Alguns pesquisadores dizem que a contabilidade existe desde 4.000 anos antes de Cristo, outros dizem que surgiu a 6.000 antes de Cristo, mas o que importa é que a contabilidade surgiu para que as civilizações pudessem avaliar suas riquezas, mas como fazer esses cálculos se nem existiam os números ainda?

Para resolver essa questão o homem teve a ideia de contar seu rebanho com pedras, ou seja para cada ovelha se colocava uma pedra e no final da contagem guardava as pedras pois elas representavam sua riqueza.

O pastor cuidava de suas ovelhas para não perde-las , e assim quando nasciam novas ovelhas acrescentava pedras o que representava o aumento de seu rebanho e quando elas morriam retirava a pedra para diminuir, assim sem saber o pastor já trabalhava com o que hoje chamamos de inventário.

Também encontramos a contabilidade na Bíblia onde em Jó capitulo 1 versículo 3 esta escrito “ E era o seu gado sete mil ovelhas, e três mil camelos, e quinhentas juntas de boi e quinhentas jumentas.” Mas por questões sagradas um dia Jó perde toda sua riqueza e fica muito pobre, mas vemos no final do livro de Jó que após algum tempo também por questões sagradas fica rico novamente e um contador o mostra um relatório onde sua riqueza duplicou em relação ao relatoria apresentado no inicio do livro de Jó.Conforme vemos no livro de Jó Capitulo 42, versículo 12 “ E assim abençoou o Senhor o ultimo estado de Jó , mais do que o primeiro, porque teve quatorze mil ovelhas, seis mil camelos, e mil juntas de boi e mil jumentas”. (Marion, 2011, pg 10)

O que a historia mostra é que a contabilidade vai se desenvolvendo quando se tem o desenvolvimento econômico das sociedades , apenas no século XV a contabilidade passa para a fase lógica – racional.

Mas o principal marco para a contabilidade foi quando o Frei Luca Pacioli em 1494 fez a primeira leitura contábil mostrando as partidas dobradas.

No século XIX Fabio Besta define a contabilidade como “[...] a Ciência do Controle Econômico das Entidades ...” ou seja a partir deste período se começa a utilizar a contabilidade para uma melhor administração das entidades e começa a ser uma metodologia cientifica.

Acima de tudo os novos contadores do século XXI deverão estar atentos ao surgimento de novos usuários da contabilidade a fim de suprir a necessidade destes novos usuários , sempre atentos a ética e ao custo / beneficio das informações , e como o mundo esta em crescente econômica e tecnologicamente a contabilidade deve permanecer em um campo sempre útil para a sociedade.

1.1.1 Normas Internacionais

Com o crescimento da economia global , e principalmente a maior interação entre os mercados de diferentes países, trouxeram a necessidade de se utilizar uma apresentação das dos relatórios contábeis / financeiros de uma forma padrão para criar uma maior transparência das informações .

Assim foram criandas as IFRS (International Financial Reporting Standards), emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board), estas normas tendem a facilitar a interpretação dos relatórios em qualquer lugar do mundo.

Aqui no Brasil quem ficou responsável pela conversão destas normas para as brasileiras foi a CVM ( Comissão de Valores Mobiliários ).

Por meio da instrução CVM 457 de julho de 2007, alinhada a um comunicado do Banco Central ficam obrigadas a apresentar relatórios nos padrões internacionais as empresas de capita aberto já partir de 2010.

1.1.2 Benefícios das IFRS

Como benefícios para as empresas as IFRS trazem maior transparência na contabilidade da empresa, assim ficando com mais credibilidade ao ser passado aos acionistas, além do que os relatórios internos e externos estando no padrão das IFRS contribui para o melhor gerenciamento do negocio, assim os números contábeis ajudam numa melhor tomada de decisão por parte dos administradores.

2 OBRIGAÇÃO DAS IFRS

2.1 A Vonpar e a IFRS

Conforme a lei 11.638 que altera a legislação para as sociedades por ações, conforme resolução 457 da CVM ( Comissão de Valores Mobiliários ) e comunicado nº 14.259 do banco central as companhias de capital aberto bem como as instituições financeiras a partir do exercício findo de 2010 serão obrigadas a apresentar demonstrações contábeis de acordo com a IFRS , estando sujeitas a Lei as sociedades de capital aberto, reguladas pela CVM, além das sociedades ou conjunto de sociedades de grande porte, assim entendidas as que possuem ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a 300 milhões.

Desta forma a empresa Vonpar S/A se enquadra nos itens acima sitados estando assim obrigada a apresentar seus relatórios de acordo com as IFRS a partir do ano de 2010.

REFERÊNCIAS

CARLIM, Everson Luiz Breda.GUIA PRATICO PARA A ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS .Ed: 1ª.Curitiba.Editora E.L.B Carlim, 2003

IUDICIBUS, Sergio de , MARTINS ,Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens .MANUAL DE CONTABILIDADE DAS SOCIEDADES POR AÇÕES ,Ed.5ª .São Paulo :Editora Atlas, 2000

Disponível em:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9AyNKXpDNzcwNDkyZmQtOWMyZC00NjY5LTlmMmYtZGRhNWI1ZTBhODY3&hl=en_US

Acessado em 25/03/2014

Disponível em:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B5YAyGuF_

VHOWFmYjQwMzUtNzk3Ni00ZjE0LWFlMGQtNDc3MDZiYzMzNmIx&hl=ptBR

Acessado em 25/03/2014

Disponível em:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0By6ykC1Q0FPGNDkwMWUzNjktOGI2Ni00MjMwLThkOTgtNzQyODA3MjZjNDQy&hl=pt_BR

Acessado em 25/03/2014

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »