TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Potiguar – UNP

Disciplina: Teoria Sociológica e Serviço Social

Prof. Ms. Francisco Janio Filgueira Aires

TEMA GERAL DA EXPOSIÇÃO  FOTOGRÁFICA:

Sob a “luz” da sociologia e do serviço social: os seus determinantes sociais, culturais e ambientais no processo de saúde\doença.

1. Proposta: construir exposição fotográfica mostrando aspectos da sociedade influenciados pelos determinantes sociais, tendo como eixo de explicação sócio antropológica para desencadear possíveis ações da assistente social.

1.1. Sugestão de objeto de estudo: Quilombolas, idosos, relações de gênero, favelas, trabalho formal e informal, família, adolescentes, Movimento Sociais, carroceiros.

1.2. Problema: Como os aspectos sociais e culturais podem afetar a saúde dos indivíduos?

1.3. Determinantes sociais, econômicos, ambientais e culturais: Fome, desigualdade social, desemprego, recursos financeiros insatisfatórios, falta de política social, cultura, meio ambiente, aspectos biológicos, violência.

1.4. Objetivo: o objetivo dessa atividade é exercitar o fazer sociológico, utilizando imagens de fotografias.

2. PRÉ-PROJETO DA ATIVIDADE

2.1. DESCRIÇÃO DO TEMA ESPECÍFICO E JUSTIFICATIVA DA EXPOSIÇÃO (explicar a relevância da exposição com detalhes) (Sugestão: até 6 linhas)

A população idosa na cidade de Mossoró tem crescido significativamente trazendo consigo perspectivas sociais e culturais que podem incluí-lo ou excluí-lo da sociedade.

Um desses fatores pujantes se revela pelas obrigações determinadas aos idosos que são beneficiários da aposentadoria. Tais obrigações geralmente consistem em assumir as obrigações familiares da casa, sobrando pouco recurso financeiro para custear sua vida particular.

Também podemos elencar o preconceito ao idoso quando passa ser visto como improdutivo materialmente por não utilizar mais os mesmos recursos produtivos para produzir quando era um jovem. Sendo visto como ser improdutivo muitas vezes é relegado ao escanteio da família e da sociedade. Em termos culturais os idosos são vistos por muitas pessoas como impotentes sociais, sensuais, sexuais; uma vez que a sociedade atual tende a proclamar valores ligados a produção, a juventude, ao vigor e a beleza física, dentre outros. Quando o seu comportamento não condiz com o que a sociedade espera provoca visões e ações ao idoso de hostilidades, desprezo, piadas de mau gosto, violências simbólicas e até violências físicas.

2.2. OBJETIVO GERAL (Descrever com clareza e concisão o que pretender com essa exposição)

Obs: começa sempre com um verbo. Ex: (mostrar os determinantes sociais na inclusão e exclusão do idoso na assistência social.)

2.3. METODOLOGIA

Pesquisa bibliográfica através das teorias sociológicas e antropológicas que abordam o estudo sobre o homem em sociedade e sua própria sociedade.

Entrevista com os sujeitos do campo de pesquisa e registro fotográfico dos problemas sociais e comportamentos culturais que afetam o processo de saúde\doença.

2.4.CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (Transcrever as ações da tabela anterior e distribui-las no período de execução do projeto. Havendo necessidade, outras ações poderão ser relacionadas. Observação: período do início e término da atividade 25/04 a 17/05. Faça seu cronograma da atividade mediante este prazo.)

2.5.RESULTADOS ESPERADOS AO TÉRMINO DA EXPOSIÇÃO (Descrever o impacto do projeto sobre o público-alvo tais como alunos, grupos sociais e comunidade. Obs: mantenha coerência com os objetivos propostos e justificativa apresentada.

 

3. ORIENTAÇÕES GERAIS

As fotografias devem ter um padrão geral para todos os grupos. O tamanho da fotografia deve ser 15X20 em formato de retrato. Utilize papel madeira, fita adesiva para pregar a sua exposição. A gravação das fotografias pode ser realizada com auxilio de profissionais desde que os pesquisados estejam junto com mesmo tomando todas as decisões do que deve ser captado ou não pela câmera. O pesquisador deve ter cuidado para que o profissional não mude o foco da pesquisa. Para isso fique atento a cada recorte da câmera e da edição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com