TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Germinal e O Capital

Por:   •  16/10/2019  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Maria Eduarda Damasceno Martins

Resenha Crítica sobre o livro O capital, capítulo 24 com o filme Germinal

Salvador

2019

Resenha Crítica sobre o livro O capital: capítulo 24 e o filme Germinal

Primordialmente, é importante ressaltar que antes do estabelecido modo de produção capitalista, o sistema feudal predominava e os trabalhadores não eram “livres”. Com a chegada desse novo modo de produção, o trabalho é visto como “livre” e a partir desse momento o mesmo começa a poder vender sua força de trabalho, e é nesse momento que as relações de trabalho começam a piorar e é nesse quesito que o filme Germinal traz sua abordagem.

Sendo a acumulação primitiva, segundo Marx, um longo processo de caráter histórico que desagrega o trabalhador dos meios de produção, podemos analisar o mesmo dentro do filme Germinal, e em como os trabalhadores(as) daquela indústria de mineiros estavam desintegrados(as) mesmo fazendo parte daquele processo.

É possível verificar dentro do filme, em como os operários e operárias são identificados apenas como uma força de trabalho e nada mais que isso, quando um dos operários vêm ao falecimento, não se tem o mínimo de empatia, só se pensa em substituir a mão de obra que o mesmo oferecia. Fazendo um link direto com a colocação de Marx, onde o mesmo disserta sobre como a chegada do capitalismo dividi as relações de trabalho, onde sempre o detentor das riquezas será o capitalista, ou seja, quem está lucrando em cima da exploração do trabalho assalariado (Gênese do Capitalista Industrial, 6° tópico do capitulo 24: A assim chamada acumulação primitiva, “O Capital” KARL MARX).

Marx em sua gênese da acumulação primitiva de capital, observa as facetas e crueldades do modo de produção capitalista principalmente para os trabalhadores(as), e em sua concepção de propriedade primitiva reafirmar as relações precárias dentro do trabalho. Essas condições precárias podem ser analisadas de forma explícita dentro do filme, e por esse motivo é possível fazer uma junção de ambos, Germinal mostra de todos os ângulos e de todas as situações como o modo de produção capitalista é selvagem e comprometem suas vidas e refletirá em suas famílias.

Portanto, para uma boa compreensão o filme é preciso saber das relações de trabalho, e nada melhor do que entender as mesmas com o livro de Marx e especialmente com o capitulo que traz a análise da acumulação primitiva e assim com um olhar crítico, podemos ligar toda a miseria que os mesmos vivem com o modo de produção.

E logo depois, é abordado no filme o início da consciência de classe por parte dos operários, onde os mesmos começam a se organizar, cria-se os sindicados e as greves a fim de protestar contra todo esse modo de produção. E assim como Marx disse: “era necessário uma consciência de classe para o início de uma real revolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com