TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA CONTÁBIL

Ensaios: A HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA CONTÁBIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2013  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERDIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

PROF. IVO SODRÉ

27 JUN. 2012

PEDRO HIGO LOPES

RESENHA: A HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA CONTÁBIL

OLIVEIRRA, Antonio B. S. (Coord.) Métodos e Técnicas de Pesquisa em Contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2003.

A resenha a seguir refere-se aos capítulos “Ambiente histórico, influências e perspectivas para o desenvolvimento da Ciência Contábil” e “A contabilidade como ciência”, respectivamente 2 e 4.

No capítulo 2, o autor relata o surgimento das formas contábeis e da formalização de métodos de contabilização em diferentes culturas ao longo de seus desenvolvimentos culturais e econômico.

Segundo o autor, “a contabilidade tem seu desenvolvimento pautado pelas mudanças na sociedade, nos seus meios de produção, nas modificações de suas maneiras de negociar e no desenvolvimento da Ciência Administrativa”.

Notamos a importância da ciência contábil no desenvolvimento das atividades comerciais e industriais e, para o crescimento econômico dos países. Alguns momentos históricos merecem destaque, pois, “a intensificação das atividades comerciais desencadeou a necessidade de controle”. Dentre eles, podemos destacar: as Cruzadas, que permitiram o surgimento do comércio entre a Europa e o Oriente; a Revolução Industrial, que cria, com o advento fabril, a produção em massa.

Outro ponto importante foi o surgimento de uma legislação tributária na Inglaterra e nos Estados Unidos, aplicada às atividades industriais e comerciais e, posteriormente, consolidada por lei.

No Brasil, o desenvolvimento da contabilidade esteve associado à iniciativa governamental e sofreu influência da contabilidade americana, através de empresas de auditoria que vieram se instalar aqui e trouxeram seus procedimentos contábeis já consolidados e sedimentados em seu país.

Já no capítulo 4, o autor preocupa-se em definir a contabilidade como uma ciência. Essa definição é importante, pois permite que a teoria da contabilidade seja pesquisada e esteja em constante evolução, para a criação de uma teoria cada vez mais científica.

Notamos que a contabilidade tem por objeto o patrimônio de quaisquer entidades. O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma ou mais pessoas.

Um ponto relevante a ser destacado é a classificação da contabilidade com ciência social. O CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por exemplo, classifica a contabilidade como um ramo da Administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com