TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hist Psico Cont

Casos: Hist Psico Cont. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

Pudemos concluir que a formação da Psicologia Contemporânea deu-se devido às inúmeras influências de todas as escolas e pensamentos da psicologia, por menor que tenha sido sua influência para a História no geral.

Conseguimos identificar a importância que cada um teve dentro da formação do pensamento psicológico contemporâneo geral. Todos tiveram sua contribuição, mesmo quando divergiam entre si. Desde o estruturalismo até a psicanálise.

Nota-se que é muito discutida a questão do desenvolvimento moderno, baseado nos computadores, fundamentando a psicologia cognitiva. Os computadores eram metaforicamente comparados com a mente humana, deixando de lado a ideia de que o melhor comparativo com a mente seria o relógio.

Aliás, a consolidação da ciência cognitiva só se tornou possível com o surgimento da inteligência artificial, em meados da década de 50. Era discutido, nessa época, sobre a possível capacidade de um computador pensar, e sobre a ideia de que a inteligência do computador seria igual à do homem. Foi desenvolvido um teste para que fosse verificada essa hipótese, o chamado Teste de Turing. Esse teste envolvia um processo que consistia em convencer um individuo de que o computador com o qual estava se comunicando era realmente uma pessoa, e não uma máquina. Se o indivíduo não conseguisse distinguir entre as respostas do computador e as humanas, a máquina estaria exibindo inteligência semelhante à do homem.

Vimos que o enfoque dos psicólogos cognitivos está em estudar, não apenas a resposta do estímulo, mas todo o processo de aquisição do conhecimento. Também buscam entender como a mente estrutura ou organiza as experiências. Entendemos então que a psicologia cognitiva abrange como principais objetos de estudo a percepção, o pensamento e a memória, procurando explicar como o ser humano percebe o mundo e como se utiliza do conhecimento para desenvolver diversas funções cognitivas como: falar, raciocinar, resolver situações-problema, memorizar, entre outras.

A cognição animal também é um tópico popular para a mídia. Observamos que os estudiosos da psicologia animal tentam demonstrar como o animal “codifica, transforma, computa e manipula as representações simbólicas das texturas espacial, temporal e causal do mundo real para adaptar e organizar o próprio comportamento” (Cook, 1993, p. 174).

Quanto à psicologia evolucionista, vimos que é uma disciplina resultante da síntese entre a Psicologia Cognitiva e a Biologia Evolutiva, que engloba conhecimentos da Antropologia, Paleontropologia, das Ciências Cognitivas e das Neurociências. Tal disciplina procura compreender e entender porque a mente foi moldada do modo como é, como a mente humana foi modelada, quais são seus mecanismos e as partes, qual é a sua organização, quais as funções dessas partes, e finalmente, como os estímulos ambientais (input) interagem com a mente (hardware) para produzir o comportamento observável (outputs).

Conseguimos extrair que, apesar de promissor para o entendimento do ser humano, a psicologia evolucionista ainda enfrenta muitas dificuldades empíricas, confusões e críticas. A área herdou uma antipatia da Sociobiologia

Outra dificuldade enfrentada pelos psicólogos evolucionistas é que boa parte das suas teorias dependem de informações sobre o nosso Ambiente de Adaptação Evolutiva.

Por fim, concluímos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com