TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO DE REDE NA SAÚDE FRENTE À PUÉRPERA DEPENDENTE QUIMÍCA

Por:   •  17/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.403 Palavras (26 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

São José dos Campos

2019

RESUMO

O presente estudo busca uma analise sobre o trabalho do Assistente Social junto às puerpéras usuárias de crack atendidas na rede de saúde. A droga é um problema grave de saúde pública, além de afetar o organismo do drogado acarreta fortes conseqüências físicas, emocionais, psíquicas e sociais.  Portanto, quando ocorre a associação de drogas e gestação os danos podem ser irreversíveis, comprometendo a saúde da puerpéra assim como a do bebê. Podendo afetar toda família, deixando um estado de vulnerabilidade no equilíbrio familiar, levando - nos a refletir sobre essa temática. A escolha do tema ocorreu pelo fato de se considerar afetada, não só a gestante, mas também sua família e pela vontade de compreender como o Serviço Social contribui no trabalho dessa demanda.

Palavras chave: drogas, recém - nascido, abuso de drogas na gestação, questão social, serviço social e saúde

[pic 6]

Resumo em inglês

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        O PROBLEMA        3

3.        OBJETIVOS        4

3.1.        Objetivo Geral        4

3.2.        Objetivos Específicos        4

4.        JUSTIFICATIVA        4

5.        METODOLOGIA        4

6.        revisão bibliográfica        5

7.        CRONOGRAMA        6

REFERÊNCIAS        8

INTRODUÇÃO

O período puerpério é um momento delicado para as mulheres, intensificado por transformações e expectativas com a nova realidade é uma fase importante, no qual podem surgir dúvidas e dificuldades. É nesse período que a mulher necessita de atenção e quando esta mulher possui um histórico de uso abusivo de substâncias psicoativas, este momento requer além de um olhar atencioso do profissional, demanda o envolvimento de uma rede fortalecida para atender aquela que deseja se tratar. Considerando a complexidade do tema, se faz necessário a compreensão de diversos espaços, com a amplitude e respeito merecido.

Com o avanço no consumo de drogas ilícitas e lícitas nos dias atuais são considerados como problemas de saúde pública em todo o Brasil no qual se concentra um grande número de favelas e comunidades onde a expectativas de vida é menos favorecida e o tráfico acaba sendo a única forma de sobrevivência para garantir o sustento da sua família.  E nesse contexto é importante  conhecer amplamente as conseqüências do uso de drogas psicoativas durante a gravidez, para a mãe e para o bebê e a importância do acompanhamento da atenção primária à saúde.

Entre as gestantes este problema toma uma dimensão maior por levar ao comprometimento da saúde do binômio mãe-filho, trazendo graves conseqüências para o desenvolvimento sadio da criança (YAMAGUCHI ET AL, 2008).

Algumas drogas lícitas e ilícitas são usadas por pacientes durante o período gestacional, conforme Cavalli et al (2006).

Portanto este estudo objetivou descrever as conseqüências do uso de drogas durante a gestação e as variáveis que foram estudadas e de como é possível que o  profissional de saúde detecte o consumo dessas substâncias. O diagnóstico precoce favorece a intervenção e cria possibilidades de acesso aos serviços especializados de tratamento e alternativas de enfrentamento ao uso de drogas de abuso na gestação, evitando complicações maternas e neonatais.

A família é de fundamental importância no tratamento da gestante, pois sua participação envolve e possibilita lidar com os conflitos ocorridos de uma forma mais clara. Muitas vezes ainda é forte o sentido de negação da dependência, o tratamento acaba sendo buscado somente para tentar amenizar os momentos de crise e período puerperio.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Compreender as etapas dos encaminhamentos do Serviço Social voltado à gestante dependente química, bem como possíveis estratégias de cuidado clínico e psicossocial especifico para essa população

 Objetivos Específicos

Ter conhecimento acerca do assunto, analisar os efeitos abusivos de substâncias psicoativas na mulher.

Definir a rede de apoio disponível para a mulher dependente química  e identificar o período puerpério.

        

JUSTIFICATIVA

Baseado nas vivências proporcionadas no estágio, realizado em um Hospital na Cidade de São José dos Campos, foi possível presenciar encaminhamentos pré-estabelecidos sem a garantia de um acompanhamento após a alta hospitalar, gerando incertezas no profissional que ficou sem retorno de tal paciente.

A pesquisa realizada tem a intenção de esclarecer os profissionais da área de saúde, em especial o assistente social, sobre a vivência da mulher dependente química no período puerpério, contribuindo para um encaminhamento de qualidade e adequado após alta hospitalar, fortalecendo a rede para melhor atender a gestante diante das demandas apresentadas.

DESENVOLVIMENTO

DROGAS ILICITAS E LICITAS: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTORICA

O termo “droga” originou-se da palavra holandesa antiga ‘droog’, que significa ‘folha seca’. Tal denominação surgiu devido ao fato de, anteriormente, a maior parte dos medicamentos utilizados serem provenientes de ordem vegetal. Entretanto, atualmente, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o termo ‘droga’ é empregado a “qualquer substância não produzida pelo organismo, que tem a propriedade de atuar sobre o sistema, produzindo alterações de funcionamento” (OBID, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)   pdf (246.6 Kb)   docx (755.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com