TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LETRA DIÁRIA

Tese: A IMPORTÂNCIA DA LETRA DIÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Tese  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIÁRIO CONTÁBIL

Este é o único livro que será aceito em litígios jurídicos como prova dos fatos incorridos e realizados na sociedade, tamanha é sua credibilidade e importância, portanto vamos aprender um pouco mais sobre ele.

É um livro obrigatório conforme a legistação comercial, e antes estava previsto no artigo 11 do Código Comercial Brasileiro de 1850 e no Decreto-Lei 468/69, matéria que agora está inserida em nosso novo Código Civil, Livro II da Parte Especial – Direito da Empresa.

O Livro Diário Contábil é aquele em que os empresários do fomento mercantil podem observar todos os lançamentos realizados a débito e a crédito existentes em sua escrituração contábil, fruto dos negócios realizados no dia a dia. Por isso é indispensável e obrigatório a todos os que exercem a atividade empresarial.

Deve ser escriturado por sistema informatizado de processamento de dados, contendo suas folhas tipograficamente numeradas. Além disso, é obrigatório ser autenticado no Registro Público de Empresas Mercantis.

No caso das empresas de Fomento Mercantil este procedimento deve ser feito na Junta Comercial de seu Estado, segundo Instrução Normativa (IN) do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) nº 65/1977, após sua escrituração. O documento antes deve ser encadernado por brochura e numerado de forma cronológica.

A forma técnica e apropriada para a elaboração do Livro Diário Contábil requer o preenchimento de alguns requisitos intrínsecos:

a) Uso de idioma nacional (CPC, artigo 157);

b) emprego de moeda corrente nacional;

c) forma contábil;

d) individuação, ou seja, consignação expressa dos principais caracteres dos documentos que dão sustentação ao lançamento;

e) clareza e ordem cronológica (dia, mês e ano);

f) ausência de intervalos em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens;

g) é vedada a utlização de códigos de números ou de abreviaturas, não constantes ou não explicados no próprio livro.

O Livro Diário deverá conter em sua escrituração obrigatoriamente:

a) Termos de abertura e de encerramento, devidamente assinados pelo empresário administrador da sociedade, e o contador legalmente habilitado, responsável técnico pela escrituração contábil contida no livro, (artigos 6º e 7º do Decreto 64.567/69);

b) todos os lançamentos realizados, de forma cronológica durante o período em que o livro contemplar;

c) os lançamentos deverão conter data, conta contábil, histórico e valor;

d) o Balanço Patrimonial e do Resultado Econômico, devidamente assinados pelo empresário administrador da sociedade e o contador, legalmente habilitado, sendo eles analíticos e sintéticos, resultantes dos lançamentos existentes no Livro Diário Contábil;

e) outras demonstrações contábeis que a lei exigir.

Caro amigo, você já verificou nos arquivos de sua empresa se possui algum Livro Diário Contábil? Caso a resposta seja positiva, guarde-o com muito cuidado, pois ele contém a história de sua empresa nos mínimos detalhes, e lhe poderá útil em situações jamais esperadas.

Mas, caso não possua Livro Diário Contábil, desculpe-me : comece a se preocupar. Primeiro, pergunte ao seu contador onde ele está, e porque não em sua empresa, ou seja, boa sorte.

Livro Diário

É um livro contábil de preenchimento obrigatório (exigido por lei) e de maior importância, onde são lançadas as operações DIÁRIAS de uma empresa. Nele, são registrados os fatos contábeis empartidas dobradas, ou seja, os totais débito e crédito deverão ser sempre iguais, sendo a conta débito lançada SEMPRE antes da conta crédito.

Suas principais características são: Obrigatório, Cronológico e Fundamental ao processo contábil.

O livro Diário tradicional pode ser substituído porfichas (contínuas, em forma de sanfona, soltas

ou avulsas). Porém, a adoção desse sistema não exclui a empresa de obediência aos requisitos

intrínsecos, previstos na lei fiscal e comercial para o livro Diário.

exemplo de livro diário

As empresas que utilizam fichas, são obrigadas a adotar o livro próprio para a inscrição das demonstrações financeiras.

Em resumo, o Diário registra oficialmente todas as transações de uma empresa. Sendo assim, é necessário que ele atenda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com