TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA ASSISTENTE SOCIAL

MARIA AUGUSTA

RESUMO

A supervisão é baseada no desenvolvimento profissional e pessoal na orientação da prática da função do assistente social para consolidar sua profissão e gerar conhecimento com integração da formação do profissional no ambiente acadêmico para compreensão da prática profissional.

PALAVRAS-CHAVES: Supervisão, Orientação, Prática, Acadêmico  

INTRODUÇÃO

O trabalho tem objetivo de especificar o tema estagio supervisionado com abrangência do Serviço Social demonstrando a importância da supervisão e do estágio na temática de abordagem do serviço Social tendo como meios de pesquisas artigo, livros e leituras bibliográficas.

A supervisão de estágio para a formação do profissional integra a  abordagem teórica e prática tendo como conceito um ato educativo escolar desenvolvendo o profissional para o ambiente de trabalho

.

2-DESENVOLVIMENTO

A supervisão profissional em serviço é considerado um processo baseado no desenvolvimento pessoal e profissional com orientação prática na melhoria da função do assistente social e seu desenvolvimento na função e no processo metodológico possibilita o desenvolvimento e a consolidação da profissão tendo como objetivos  gerar  crescimento de seus conhecimentos e suas competências com melhoria na prática profissional com orientação e aconselhamento.

A supervisão no estágio do curso de serviço social integra a formação profissional no ambiente acadêmico para compreensão da prática profissional e dos meios utilizados tanto na teoria como na prática.

Com a lei 11.788, o conceito de estágio é definido como um ato educativo escolar supervisionado sendo desenvolvido em um ambiente de trabalho visando a preparação para o trabalho produtivo dos educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de ensino superior, de educação profissional, de ensino médio, de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Segundo a lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, o estágio é caracterizado nos seguintes parâmetros:

  • Faz parte do projeto pedagógico do curso, além da integração do itinerário do educando;
  • Visa o aprendizado de competências das atividades profissionais e a contextualização curricular com objetivo de desenvolver o educando para a vida cidadã e o trabalho.
  • O estágio obrigatório é definido como um projeto do curso em que a carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma.
  • Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. 

O serviço social é definido como uma profissão que está inserida na divisão social e técnica do trabalho com ação no âmbito das politicas socioassistencias  sendo inserida na esfera pública e privada objetivando desenvolver atividades com designação da população que procura as instituições e o trabalho profissional caracterizado por meio de pesquisas, d administração, do planejamento, da supervisão , da consultoria, da gestão de políticas, de programas e de serviços sociais na ênfase da abordagem direta.

No ano de 1980, o serviço social teve um significativo avanço considerando a questão social baseada na fundação sócio-histórica do Serviço Social e também a prática profissional como trabalho e o exercício profissional inscrito em um processo de trabalho.

Com outras definições com ênfase nos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social , campo temático essencial para profissão gerou uma inscontância no desenvolvimento principalmente aos requisitos curriculares estabelecidos em 1982.

A compreensão dos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social que informa a revisão curricular parte da premissa que decifrar a profissão exige aprendê-la sob um duplo ângulo. Em primeiro lugar, abordar o Serviço Social como uma profissão socialmente determinada na história da sociedade brasileira. Em outros termos, analisar como o Serviço Social no marco das forças societárias como uma especialização do trabalho na sociedade.(Iamamoto, 1998)

As novas diretrizes curriculares estruturam baseadas em três núcleos temáticos objetivando articulação do conjunto de conhecimentos indissociáveis e habilidades necessárias para qualificação profissional dos assistentes sociais atualmente.

  • O núcleo de fundamentos teórico metodológicos da vida social objetiva a compreensão do ser social que historicamente inserido no processo constituição e desenvolvimento da sociedade burguesa e com os elementos de continuidade e ruptura, frente a momentos anteriores do desenvolvimento histórico
  • O núcleo de fundamentos da particularidade da formação sócio histórica da sociedade brasileira remete-se ao conhecimento da constituição econômica, social politica e cultural da sociedade brasileira com configuração dependente urbano industrial, nas diversidades regionais e locais com articulação na análise da particularidade histórica nacional.
  • Nucleo de fundamentos do trabalho profissional considera-se a profissionalização do serviço social definido como um especialização do trabalho e da prática na conscientização de um processo de trabalho que inseri no objetos as inúmeras expressões das questões sociais. (ABESS/CEDEPSS, 1996, p.13 – 15)

Para haver compreensão e análise da supervisão do Serviço Social é necessário configuração devido ser integrada a formação e o exercício profissional realizando com ênfase na totalidade da profissão que envolve em um mesmo âmbito, a teoria, a prática e as relações de categoria profissional com a sociedade em diferentes momentos históricos. Sendo a concepção configurada historicamente com determinações estruturais e contextuais na medida que os profissionais vão estruturando diferentes visões do mundo e de proposta de ação.

Segundo a professora Necilda Santana, argumentar a indagação do procedimento da supervisão na instrução técnica do assistente social propõe previamente que se aborde o conceito e o dever do treinamento da metodologia do preparo competente.

Com um breve histórico da trajetória da supervisão no serviço social aborda-se que iniciou-se  com a primeira Escola de Serviço Social no ano de 1898, nos Estados Unidos com a criação de uma classe para treinamento filantrópico e havendo a necessidade de uma formação sistemática para a Supervisão do Serviço Social verificou-se em 1941 sendo explicitada por Lucille

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com