TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  19/8/2017  •  Artigo  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdades Associadas de Uberaba [pic 1]

Curso de Pós-graduação “lato sensu” em Docência do Ensino Superior e Planejamento Educacional

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

¹MOTA, ; Marileide Carneiro; ²BRAGA, Lucélia Sandra S. Barbosa.

¹Bacharel em Serviço Social, UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Januária (MG), e-mail: marileide-75@hotmail.com.

²Licenciatura em Educação Física, UNIMONTES. Licenciatura em ciências Biológica-IFNMG (MG), e-mail: lucelia.eduforma@gmail.com

 RESUMO: O Presente estudo acerca os aspectos históricos e sociais da política de educação no Brasil e a necessidade de inserção do Serviço Social na educação escolarizada. As análises tiveram como objetivo principal identificar a percepção que a direção e o serviço pedagógico têm sobre a inserção do Serviço Social na Escola. Dessa maneira, os estudos realizados embasaram-se também nas argumentações de alguns autores como Abranches (2009), Almeida (2008), Gouvêa (2008), dentre outros. Diante disso, a implementação do Serviço Social Escolar se respalda na elaboração e execução de ações que venham a enfrentar os problemas sociais que refletem nas escolas, de forma a garantir o melhor aproveitamento do aluno na sala de aula. Ademais, após este estudo, acredita-se que se faz necessário o acompanhamento social feito por profissionais do Serviço Social nas escolas que evidenciam, dentro de seus espaços, as mais diversas expressões da questão social.

Palavras-chave: Educação, Acompanhamento Social, Serviço Social, Questão Social.

THE IMPORTANCE OF SOCIAL SERVICE IN SCHOOL EDUCATION

ABSTRACT: The present study about the historical and social aspects of education policy in Brazil and the need for integration of social work in school education. Analyses were designed primarily to identify the perception that the leadership and the educational service have on the inclusion of social work at school. In this way, studies are embasaram also the arguments of some authors as Abranches (2009), Almeida (2008), Gouvea (2008), among others. Therefore, the implementation of the Social Service School consults developing and implementing actions that will address the social problems that reflect in schools in order to ensure the best student achievement in the classroom. Moreover, after this study, it is believed that it is necessary social monitoring done by professionals of social work in schools that show within their spaces, the most diverse expressions of social issues.

Keywords: Education, Social Monitoring, Social Services, Social Issues.

INTRODUÇÃO

Entende-se a educação como um processo apto a proporcionar transformações, capaz de mudar a sociedade, as pessoas, a comunidade, a realidade social. Ao se conceituar o termo educação, percebe-se que, em todo o referencial teórico consultado, não existe um único tipo ou forma de caracterizá-lo.

De acordo com Brandão (1985, p.10), em sua obra “O que é educação”, conceitua o termo em questão da seguinte forma: “a educação é, como outras, uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade”. Nessa perspectiva, a educação faz parte de um processo de construção sócio histórica de significados e de valor social.

Sendo assim, procurou-se discutir nesta pesquisa a importância da inserção e atuação do profissional de Serviço Social no âmbito escolar. Essa discussão baseou-se na percepção dos profissionais da Educação que ocupam e/ou desempenham cargos e funções de direção, bem como junto ao serviço pedagógico do referido estabelecimento de ensino.

Neste objeto de estudo, aponta-se que as contribuições do Serviço Social, na área educacional ainda são restritas, uma vez que são poucas as escolas que contam com o profissional de serviço social, no seu quadro de funcionários. Neste ponto, refletimos que se faz necessário abordar temas como esse, para fomentar, ainda mais, as discussões sobre a inserção do Assistente Social na rede escolar. E ainda, existe a necessidade de um profissional para intervir nas expressões da questão social que se refletem nos espaços escolares.

Esta Pesquisa justifica-se pela necessidade de vislumbrar a importância do Serviço Social no âmbito escolar, tendo em vista os diversos problemas sociais gerados e trazidos na escola, como evasão escolar, indisciplina, dificuldade econômica, desagregação familiar, envolvimento em drogas, gravidez precoce, entre outras situações, que fazem parte do objeto de trabalho do Assistente Social.

De acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988 que promulgou o Estado Democrático de Direito, aponta para uma educação regularizada na formação cidadã, assim analisando as atribuições próprias ao Assistente Social com base no código de Ética (1993) e sua autonomia para aproximarem-se as questões e relações sociais, deve se patentear a articulação no âmbito da comunidade escolar entre funcionários, educadores, educando e a sua família.

A partir da interferência nas relações sociais nela existentes na compreensão de que as questões sociais permeiam o procedimento educacional e, portanto, merecem um “olhar profissional”.

Esse trabalho tem como objetivo Compreender o papel do assistente social no âmbito Escolar, tendo como parâmetro de estudo, a importância dessa intervenção profissional na Escola.

MATERIAL E MÉTODOS

A metodologia empregada neste projeto assenta se na pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. O Estudo se propôs a identificar o espaço e necessidades do trabalho do assistente social na escola. A atuação desse profissional na área da educação escolar deve-se e pode atravancar um espaço na comunidade mais amplo, ele deve estar habilitado para ampliar estratégias de ações não apenas a determinados perfis (carentes, desassistidos) e suas famílias, mas também colaborando com a formação social dos educadores, na preparação e operacionalização de ações conjuntas do projeto político pedagógico, compreendendo a realidade social onde a escola se insere. Desse modo, vale apontar alguns dados de uma pesquisa sobre a realidade da Educação no Brasil, realizada em 2007, pelo Instituto Ibope, e que foram apresentados numa edição especial da Revista Nova Escola (2008). Para 88% dos professores a formação continuada é necessária, já que 49% consideram que a formação inicial os preparou pouco. Outro aspecto é a listagem elaborada para os problemas enfrentados nas salas de aula: 46% apontam a falta de disciplina e o fato de os alunos não prestam atenção às aulas ministradas; 34% a falta de motivação dos alunos; 31% a falta de participação dos pais; 9% a violência (sem especificar) existente no contexto escolar; 5% crianças com pais com problema de bebida; 5% o comércio de drogas, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (275.6 Kb)   docx (435.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com