TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Immportancia Da Contabilidade

Dissertações: A Immportancia Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  3.198 Palavras (13 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE ORGÃOS PÚBLICOS 4

1.1 Balanço Orçamentário 5

1.2 Balanço Financeiro 5

1.3 Demonstração das Variações Patrimoniais 6

1.4 Balanço Patrimonial 6

1.5 Demonstração dos fluxos de caixa 7

1.6 Demonstração do resultado econômico 7

1.7 Demonstração das mutações no patrimônio líquido 8

2- LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL 8

3 - GESTÃO EMPRESARIAL DO AGRONEGÓCIO 9

4 - A SIMULAÇÃO EMPRESARIAL NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO? 11

5- A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA PARA A GESTÃO PÚBLICA E EMPRESARIAL 12

6 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade Pública é tão importante quanto a contabilidade que é aplicada nas empresas privadas. Ela não deve limitar-se tão somente a prestar contas aos cofres públicos, através de dispositivos legais e constitucionais, mas buscar transparência nos demonstrativos financeiros. Isso permitiria que todos os cidadãos pudessem compreender as ações dos governantes e fazer uma análise crítica verificando, assim a atuação dos vários órgãos no que diz respeito à subtração de parte do patrimônio público por meio de tributos.

A Contabilidade Pública, no exercício de suas funções, tem que ser um instrumento de alcance e manutenção dos interesses públicos, os quais devem estar sempre voltados ao atendimento à sociedade. A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionadas ao controle patrimonial das entidades do setor público. Tem como objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

A gestão financeira se constitui numa das questões mais importantes dentro do processo administrativo de qualquer organização, possuindo objetivos que focalizem lucros financeiros ou não. Desta feita, é importante que nós reconheçamos a relevância da contabilidade de custos sob o aspecto de um processo que visa a otimização dos limitados recursos disponíveis para que qualquer organização possa prosperar.

2 DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade Pública é um ramo da contabilidade regido pela Lei 4.320, de 17 de março de 1964. Seu objetivo é o controle sistemático dos recursos econômico-financeiros do Estado, através das ações administrativas de seus agentes – União, Estados, Municípios e Distrito Federal.

Segundo a Lei 4.320, podemos definir a Contabilidade Pública como a parte da contabilidade que coleta, registra, controla e analisa os atos e os fatos da Fazenda Pública; ela reflete o Patrimônio Público e suas variações, bem como acompanha e demonstra a execução do orçamento; diferindo das demais contabilidades porque os seus procedimentos estão ligados diretamente à Administração Pública, cuja ordenação se faz através de leis e regulamentos.

1- Demonstrações Contábeis de Órgãos Públicos

As demonstrações contábeis contribuem para a governança no setor público e o controle social, com a geração de informações úteis para a tomada de decisões pelos gestores públicos e para que os órgãos de controle possam avaliar o seu desempenho.

Os principais conceitos relativos às demonstrações, além de definir a estrutura e as instruções de preenchimento. Demonstra ainda alguns pontos para análise e avaliação da gestão bem como os principais exames que devem ser efetuados pelos gestores para garantir a consistência das informações e os procedimentos para a consolidação, sem esgotar todas as possibilidades de avaliação de consistência.

Onde sua importância está em uma melhor visualização dos gastos públicos, transparência da saúde do município, e um melhor controle na detecção de falhas do processo, sendo a auditoria de grande utilidade para gestores públicos e secretários em relação a demonstrar sua boa administração, instituições e fundações que tem intuito de investimentos, bancos para futuros empréstimos e para os cidadãos na hora de escolher aqueles que melhores sabem administrar os recursos do município.

1.1 Balanços Orçamentários

O Balanço Orçamentário apresentará as receitas detalhadas por categoria econômica, origem e espécie, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo a realizar. Demonstrará também as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, o crédito pago e o saldo da dotação.

A identificação das receitas e despesas intra-orçamentárias, quando necessária, deverá ser apresentada em notas explicativas.

Os valores referentes ao refinanciamento da dívida mobiliária e de outras dívidas deverão constar, destacadamente, nas receitas de operações de crédito internas e externas e, nesse mesmo nível de agregação, nas despesas com amortização da dívida de refinanciamento. O Balanço Orçamentário será complementado por nota explicativa detalhando as despesas executadas por tipos de créditos (inicial, suplementar, especial e extraordinário). Será informado, ainda, o montante da movimentação financeira (transferências financeiras recebidas e concedidas) relacionado à execução do orçamento do exercício, bem como os valores referente a abertura de créditos adicionais e cancelamentos de crédito de forma a evidenciar a diferença entre a dotação inicial e a atualizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com