TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Radiologia No Diagnóstico Precoce Das Anomalias De Desenvolvimento.

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Da Radiologia No Diagnóstico Precoce Das Anomalias De Desenvolvimento.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância da Radiologia no Diagnóstico Precoce das Anomalias de Desenvolvimento.

Introdução

As radiografias desempenham um papel importante no diagnóstico das anomalias, os cuidados de saúde oral devem iniciar-se no período pré-natal e a primeira visita ao dentista deve ocorrer entre o primeiro e o terceiro ano de vida. É função do odontopediatra e do dentista generalista reconhecer os desvios do desenvolvimento e avaliar as suas conseqüências. O reconhecimento das anomalias nem sempre é possível apenas com o exame clínico, sendo muitas vezes necessário recorrer ao exame radiográfico para analisar ou confirmar o diagnóstico. Temos como anomalia tudo àquilo que apresenta uma anormalidade ou irregularidade, que não é normal com variação morfológica na qual há prejuízo de função. As anomalias dentárias são alterações comuns em crianças que podem originar problemas graves, se não forem diagnosticadas precocemente

Objetivo

Mostrar que o exame clínico completo e a solicitação de radiografias são de extrema importância para identificar as diversas anomalias que podem ocorrer durante o desenvolvimento dentário.

Materiais e Métodos

A Pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: BIREME, SCIELO. Foram usadas as seguintes palavras-chaves: Anormalidades Dentárias, Radiografias Panorâmicas, Dentes Natais.

Resultados

A síndrome da displasia ectodérmica (DE) é uma doença congênita que se refere a uma coleção de 150 doenças que afetam o tecido exterior de um feto em crescimento. O ectoderma existe em grande parte do tecido da criança, e aparece nos dentes também. Crianças com sintomas de DE nos dentes terão o esmalte malformado, o que pode causar descoloração, dentes pequenos, e a falta de dentes. A displasia dentinária, que descreve a descoloração e as anomalias nos dentes, também pode surgir com a desnutrição da criança. Com isso podemos citar alguns tipos de anomalias que com ajuda se radiografias podem ser detectadas precocemente:

Anodontia, a ausência da formação do germe dentário ela pode ser parcial ou total;

Hipodontia: concentração diminuída de dentes na arcada dentária, tanto na sua fase decídua quanto na fase permanente;

Macrodontia: dentes de tamanho superior ao normal;

Macrodontia: dentes de tamanho inferior ao normal;

Geminação: tentativa de dois dentes desenvolverem-se a partir de um único germe dentário, porém, separarem-se totalmente como conseqüência disto, temos um dente com tamanho maior que o normal;

Taurodontismo: Coroa dentária longa, câmara pulpar grande e raízes pequenas.

Considerações finais

Uma anomalia pode ser congênita, genética ou adquirida. As anomalias dentárias de desenvolvimento podem manifestar-se desde simples alterações de forma ou posição dos dentes, até alterações tão complexas que levam à desorganização estrutural do esmalte e dentina. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado das alterações de desenvolvimento, são essenciais para que se consiga uma harmonia funcional e estética. O desenvolvimento da dentição deve ser monitorado através de visitas regulares ao cirurgião dentista, para que seja realizado exame clínico afim, de detectar possíveis anomalias bem como um exame radiográfico para um correto diagnóstico.

Referências Bibliográficas

1. A importância das anomalias dentárias de desenvolvimento, SEABRA M., Macho V., Pinto A., Soares D. - Ata Pediátrica Portuguesa Sociedade Portuguesa de Pediatria,2008.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »