TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Plano De Gerenciamento De Residuos

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Do Plano De Gerenciamento De Residuos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.589 Palavras (11 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 11

VII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental

Centro de Eventos da PUCRS

Porto Alegre. RS. Brasil

11 a 13 de junho de 2012

A PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ODONTOLÓGICOS NA POLICLÍNICA ODONTOLÓGICA MILITAR DO POSTO MÉDICO DA GUARNIÇÃO DE URUGUAIANA-RS

Autores:

Jeferson Rosa Soares

Gestor Ambiental

jefersonrsoares@hotmail.com

Hércules Deoclides Rosa Soares

Acadêmico no Bacharelado em Administração de Empresas

Universidade Norte do Paraná – Campus Uruguaiana-RS

h.dell_rs@hotmail.com

RESUMO

Considerada um dos setores do saneamento básico, a gestão dos resíduos sólidos não tem merecido a atenção necessária por parte do poder público. Com isso, compromete-se cada vez mais a já combalida saúde da população, bem como se degradam os recursos naturais, especialmente o solo e os recursos hídricos. A interdependência dos conceitos de meio ambiente, saúde e saneamento é hoje bastante evidente o que reforça a necessidade de integração das ações desses setores em prol da melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Para um trabalho eficaz deve ser realizada capacitação e aumentar o conhecimento dos profissionais que lidam com os resíduos sólidos de saúde, sendo que estes iriam propiciar as condições básicas na melhoria da qualidade ambiental e de vida da comunidade.

Keiwords: Programa de Gerenciamento, Resíduos sólidos, Meio Ambiente.

INTRODUÇÃO

Resíduos Sólidos de Saúde são resíduos gerados por prestadores de assistência médica, odontológica, laboratorial, farmacêutica e instituições de ensino e pesquisa médica relacionada tanto à população humana quanto à veterinária, os quais possuindo potencial de risco, em função da presença de materiais biológicos capazes de causar infecção, objetos perfurantes-cortantes potencial ou efetivamente contaminados, produtos químicos perigosos, e mesmo rejeitos radioativos, requerem cuidados específicos de acondicionamento, transporte, armazenamento, coleta, tratamento e disposição final.

Na concepção de Schneider et al (2004), os RSS representam maior ameaça à saúde pública e ao meio ambiente não somente pela sua quantidade, mas pelo alto potencial de risco de propagação de doenças e, sendo assim, o seu gerenciamento necessita de maior segurança no manejo, proporcionando, ao mesmo tempo, a melhor qualidade dos serviços prestados e incentivando a redução do volume de resíduos produzidos.

Posterior a todo atendimento clínico odontológico de um indivíduo, a equipe de saúde que presta o atendimento produz um determinado tipo de lixo que pode estar infectado, ser tóxico e constituir uma expressiva fonte de contaminação. No que se refere aos riscos à saúde pública, torna-se expressivo e essencial muita atenção com todo o processamento do lixo (produção, divisão, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final). (ESTRELA, 2004).

A educação e a conscientização da equipe de saúde bucal acerca de meios adequados para cuidar dos resíduos produzidos pelos serviços de saúde valorizam o gerenciamento e refletem positivamente na prevenção de riscos à saúde pública. (ESTRELA, 2004).

Deve-se ter em mente que é possível reduzir os riscos no manuseio e disposição dos resíduos através de um planejamento bem elaborado, mesmo com poucos recursos disponíveis, desde que os profissionais envolvidos, sejam eles civis ou militares, estejam conscientes destes riscos e predispostos a assumirem suas responsabilidades culminando na obrigação de adequar seus serviços de maneira que não coloque em risco toda a coletividade (PEDROSA et al, 2006).

MATERIAL E MÉTODOS

TEMA

A Percepção da Importância de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Odontológicos na Policlínica Odontológica do Posto Médico da Guarnição de Uruguaiana-RS.

ÁREA DE PESQUISA

Para realização do objetivo do presente trabalho, recorreu-se a unidade do Posto Médico Militar na cidade de Uruguaiana-RS, com o intuito de verificar o Programa de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, em específico a parte da Policlínica Odontológica tendo em vista, os impactos ocasionados por esta.

Dessa forma, vislumbrou-se a análise da unidade com característica distinta, sendo uma unidade de médio porte, caracterizada por um Posto Médico e Odontológico Militar, que realiza diversos tipos de procedimentos médico-hospitalares, recebendo diariamente pessoas vindas não apenas do posto em estudo, como também, de cidades vizinhas, sendo a produção de resíduos acentuada devido à demanda do atendimento.

JUSTIFICATIVA

É importante que se desenvolva um plano de gerenciamento de resíduos no setor de Odontologia nas Organizações Militares de Saúde, pois os profissionais que tem acesso e o contato direto com esse tipo de resíduos que são gerados no ambiente odontológico possuem alto risco de se contaminarem e adquirirem doenças infecto-contagiosas.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é descrever a importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos Odontológicos visando facilitar as condutas e manejo dos resíduos gerados na Policlínica Odontológica do Posto Médico da Guarnição de Uruguaiana-RS, a fim de prevenir e reduzir os riscos à saúde dos profissionais da área militar, dos auxiliares e principalmente dos pacientes atendidos, preservando o meio ambiente, a qualidade de vida das pessoas envolvidas e contribuir para a solução dos aspectos sociais envolvidos com a questão.

PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS ODONTOLÓGICOS

A obrigatoriedade da elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos pelo serviço gerador surgiu com a publicação da Resolução CONAMA nº 05/93, entretanto só após a promulgação das Resoluções ANVISA nº 306/04 e CONAMA nº 358/05, que reforçam a necessidade de implantação do PGRSS, é que esse plano tornou-se mais difundido (BRASIL,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com