TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de implantarmos uma ONG

Por:   •  16/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.696 Palavras (15 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

[pic 1]

ONG: NOVO OLHAR

CRISTINA ROSA DE ALMEIDA                                       RA: 0135523517

MARIA APARECIDA DA COSTA SANTOS                           RA: 6094651268

ROSANA DA ROSA DA SILVA                           RA: 0135523498

SUELEN CRISTINA HESPANHOL                           RA: 6019465135

                                

                                

                                           Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social    

do Centro de Educação a Distância - CEAD da                                                                                                       Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Pesquisa em Serviço social, Tratamento da Informação e indicadores Sociais, Política Social de Atenção à Criança e ao Adolescente, Projetos de Pesquisa em Serviço Social e Rede Socioassistencial e terceiro Setor.

Tutora: Luciana Nakamura zacarin.

                                                             Indaiatuba/ SP

                                      2017[pic 2]

[pic 3]

SUMÁRIO

1 - TEMA.....................................................................................................................2

2 - JUSTIFICATIVA.....................................................................................................2

3 - PROBLEMA...........................................................................................................4

4 – OBJETIVOS..........................................................................................................4

4.1- OBJETIVOS GERAIS..........................................................................................6

4.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS...............................................................................6

5- RECURSOS HUMANOS........................................................................................7

6- RECURSOS MATERIAS........................................................................................7

7- METODOLOGIA....................................................................................................8

8- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.................................................................................11

9- BREVE CONCLUSÃO.........................................................................................12

10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................14


1- Tema

ONG: Novo Olhar

2- Justificativa

        

Com este estudo teremos a oportunidade de apresentar o perfil de adolescentes em cumprimento de medida em meio aberto (LA, PSC). Demostrando a importância de termos um projeto que atenda essa demanda.

Tupã é uma cidade com 15 mil habitantes, até o presente momento não tem um projeto de acolhimento com menores que cometem ato infracional, como a demanda aumentou consideravelmente notou-se a necessidade de um projeto que atendesse adolescentes que receberam tais medidas.

A maioria dos adolescentes que cumprem esta medida se encontra na faixa etária de 16 e 17 anos, 51%. Porem entre 14 e 15 anos possui também um percentual considerável, 30%, O sexo masculino é predominante entre esses adolescentes que cumprem medidas de Liberdade Assistida com 94%. Isso ocorre devido a fatores relacionados á educação, cultura e o papel que homens e mulheres desempenham na sociedade. A evasão escolar, a falta de perspectiva futura e a dificuldade de colocação no mercado de trabalho, são fatores que predispõe a pratica de atos infracionais.

Um percentual considerável de adolescente conta com uma escolaridade entre 5º e 6º series, 55%, reforçando que é na passagem do ensino fundamental para o ensino médio que ocorre maior evasão escolar. No entanto especificamente entre adolescentes que cumprem a Prestação de Serviços a comunidade, encontramos um total de 31% de adolescentes que chega ao ensino médio, na Liberdade Assistida são apenas 12%. Uma grande maioria entre 14 e 17 anos esta fora da escola.

O roubo aparece como delito mais praticado, com 35%. Porem é importante ressaltar que no caso de Prestação de Serviços a comunidade, em sua grande maior parte os adolescentes são de primeira passagem, por isso recebem essa medida. Como delitos cometidos destaca-se também o furto, que aparece em seguida com 20%, na Liberdade Assistida, esse percentual é de apenas 9%.

A Prestação de Serviços a Comunidade funciona como uma medida preventiva, sendo que 96% dos adolescentes não voltam a reincidir. No caso desta medida, o número de adolescentes que residem com o pai e a mãe é superior aos da Liberdade Assistida, sendo o total de 45%, porem 31% reside somente com a mãe e irmãos.

Juntos pai e mãe, são a maioria que trabalha 27%, segundo por familiares cujo pai, sozinho sustenta a casa 21% e somente em terceiro lugar é que aparece a mãe como única provedora, com 16% do total.

Apesar da maioria dos responsáveis serem autônomos, 51%, a diferença para aqueles que contam com registro na carteira não é tão grande como na Liberdade Assistida 44%.

Enquanto na Liberdade Assistida a maior parcela dos adolescentes são provenientes de famílias que contam com renda de um ou dois salários mínimos, na Prestação de Serviços a Comunidade a percapta é maior, a maioria das famílias, 31% sobrevive com uma renda de 02 a 03 salários mínimos. No entanto 23% das famílias vivem com renda de ate 01 salário mínimo e outros 22% em família com renda entre um a dois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (494.8 Kb)   docx (605.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com