TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Mundial da Saúde

Por:   •  17/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

Minha Análise:

O Coronavírus, Covid-19. É um conjunto de infecções respiratórias, atualmente declarado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde, OMS. Pandemia esta que, somada ao despreparo e falta de medidas efetivas a longo prazo por parte dos governos e o medo coletivo da população em todo o mundo, está ocasionando crescente aumento do número de infectados e mortes, bem como aumento da Xenofobia. A economia, e os diretos universais como igualdade, dignidade e tolerância na sociedade estão em declínio.

Os países com maior números de infectados, como a China, Coreia do Sul, Itália, EUA e Espanha estão adotando medidas protetivas para evitar aglomerações e por conseguinte a propagação do vírus em larga escala. Tais medidas incluem o cancelamento de voos internacionais, paralização de escolas e universidades, proibição de eventos e isolamento de pessoas infectadas ou não, em suas próprias casas. Contudo, as medidas mencionadas elevadas ao estremo podem prejudicar a qualidade de vida dessas nações.

No Brasil, embora a disseminação do vírus não esteja a níveis catastróficos, algumas dessas medidas com exceção do Isolamento já estão em vigor. A chegada do vírus ao território trouxe fortes impactos na economia brasileira. O aumento significativo do preço do Dólar, a crise eminente dos Aeroportos e a queda do Turismo, estão exigindo maior apoio e capital de giro do Governo e da União, que apenas tenta estabilizar-se em meio a um cenário político caótico.

Os investimentos na área da saúde têm sido ampliados, porém uma análise sobre a situação da saúde no Brasil, antes do Covid-19 faz-se necessária. A infraestrutura dos hospitais brasileiros, a demora do SUS, falta de equipamentos e medicamentos sempre foi um problema constante na sociedade brasileira, mesmo para tratar dos pacientes com doenças consideradas de menor gravidade e curáveis se comparadas ao novo Covid-19. Portanto, torna-se um temor real e até uma ameaça para os brasileiros.

O fato de o novo vírus estar longe de ser um problema controlado e ter primeiramente se disseminado na China, fez crescer a intolerância no Brasil e em todas as nações. Surgindo uma onda de críticas ao país e a cultura, preconceito on-line de um modo geral contra povos asiáticos e ainda é possível deparar-se com teorias conspiratórias da Internet baseadas em Fake News sobre tal ameaça ter sido criada em uma tentativa extrema de fazer “controle populacional” por parte do governo Chinês.

O Coronavírus, não prejudica as relações diplomáticas e comerciais entre as nações, a verdadeira causa é a intolerância e a ignorância sobre a enfermidade. A medida em que esta é uma crise que afeta a todos, é fundamental que os países dobrem seus esforços, organizem ações mais efetivas na prática do dia-a-dia. A fiscalização da Higiene em locais públicos e investimentos em infraestrutura, utilizar a mídia, a internet, bem como orientar profissionais da área da saúde e da educação, para esclarecer sobre os cuidados, verdades e mitos a respeito. Assim combatendo gradativamente a disseminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com