TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

Por:   •  26/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.848 Palavras (24 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 24

                UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Serviço Social

Movimentos Sociais

                                                         ANA FERREIRA DOS SANTOS          RA:4351851912

                                                         CLAYTON A. DE MATOS                  RA:4352049625.

                                                         DOURIVAL FERREIRA DA SILVA     RA:4351858121

                                                         ELISÂNGELA DE S. S. ALMEIDA     RA:4300070134

                                                         JEFFERSON DE J. RODRIGUES        RA:4346854916

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE MOVIMENTOS SOCIAIS

PROFESSORA TUTORA EAD: Celina Antônia da silva

TAGUATINGA- DF

2015

        

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE MOVIMENTOS SOCIAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota das disciplinas de Movimentos Sociais.

Tutora EAD: Celina Antônia da silva

TAGUATING/ DF

2015

SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO

2. RELATÓRIO REFLEXIVEL

2.1 AS POSSIBILIDADES DE PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE

3. A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

4. O PAPEL DAS ONGS NO CONTEXTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS NA CONTEMPORANEIDADE

4.1 A FINAL DE QUE LADO AS ONGS ESTÃO?

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

O Presente desafio desta atividade prática supervisionada (ATPS) consiste na produção de um relatório reflexível que aguçará o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do profissional de Serviço Social, potencializando sua formação por meio do estudo das formas de demandas e lutas da sociedade civil brasileira. Nesta atividade, nós acadêmicos, teremos a oportunidade de se aprofundar na temática dos movimentos sociais ou redes de mobilizações e associações civis no Brasil, conheceremos mais a respeito da construção da democracia e do papel dos mediadores nos novos movimentos sociais. O mesmo, iniciaremos com a elaboração de um relatório reflexível, sobre a primeira parte do livro texto na qual Maria da Glória Gohn, apresenta para o leitor, um painel temático e histórico das organizações sociais, demonstrando como se tornaram muito diferentes as lutas e reivindicações dos dias atuais em relação aos tempos passados,

Faremos uma breve análise sobre as alterações do papel do Estado e em suas relações com a sociedade civil, assim como, com as ONGs, destacando o papel das mesmas. Demostrando como a sociedade tem sido inserida no seio das novas políticas sociais do Estado globalizado que priorizam processos de inclusão social de setores e camadas tidas como “vulneráveis ou excluídas” de condições socioeconômicas ou direitos culturais (índios, afrodescendentes etc.), como isso vem sendo tratado junto aos grupos organizados. Discorremos ainda com pesquisas de artigos e interpretações de charges, que nos retrata a realidade da sociedade em especial dos grupos que se encontram marginalizados, as alterações do papel do Estado em suas relações com a sociedade civil e em seu próprio interior. Por fim, mostrar que a sociedade em exercício da democracia deve buscar junto aos governantes os direitos que lhes são garantidos, fazendo valer as lutas e conquistas adquiridas ao longo dos tempos.

2. RELATÓRIO REFLEXIVEL

Podemos classificar como um fenômeno os movimentos sociais, que as Ciências Sociais a partir da segunda metade da década de 1970 até o início da década de 1990 tiveram que estudar. Portanto, a realidade de hoje é diferente da realidade de efervescência das décadas de 1970 e 1980, quando lutas populares se levantaram contra a ditadura militar, a pobreza e a repressão.

O contexto atual dos principais movimentos sociais da América Latina é um dos panos de fundo do cenário para discutir suas formas, demandas, identidade que constroem redes que as estruturam, manifestações culturais e políticas sociais a que se articulam. Neste cenário podemos observar o caráter educativo dos movimentos, seu papel na cena pública relativo ao sistema da inclusão social, cultura política e suas manifestações na área de Educação formal e não formal.

Há uma grande diferença entre os movimentos do passado e os dos dias de hoje, que são:

A necessidade de qualificação do tipo de ação coletiva que tem sido caracterizado como movimentos sociais, a exemplo dos últimos movimentos vivenciado por toda população brasileira, os movimentos sociais sempre tem um caráter educativo e de aprendizagem para seus protagonistas. Os movimentos sociais na atualidade tematizam e redefinem a esfera pública, realizam parcerias com outras entidades da sociedade civil e política tem grande poder de controle social e constroem modelos de inovações sociais, podendo, portanto vir serem matrizes do saber. Na atualidade, os movimentos sociais são distintos tanto daqueles que levaram à sua emergência na cena pública no século XIX e nas primeiras décadas do século XX (movimento operário e revolucionário desde a Revolução Francesa) como dos movimentos que emergiram nos Estados Unidos nos anos 1960 (direitos civis, feminismo, contra a Guerra do Vietnã, estudantil etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (269.1 Kb)   docx (181.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com