TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  1.400 Visualizações

Página 1 de 6

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

PALLOMA CINTHYA NASCIMENTO SANTANA

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL

Fichamento apresentado no curso de Serviço Social da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial na disciplina Oficina de Atividade profissional II no 5º período, sob a orientação da professora Franciele Santana.

                                                         Paripiranga

ABRIL de 2016

NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social/A pratica profissional do assistente social: teoria, ação, construção de conhecimento, volume I/ Myrian Veras Baptista, Odária Battini. – São Paulo: Veras editora, 2009.

RESUMO:

 O livro A prática profissional do assistente social aborda a necessidade de abordagem da ação profissional do Serviço Social a partir das dificuldades expressas pelos assistentes sociais. Esses obstáculos surgem, sobretudo, no momento da apropriação da teoria na sua prática. A obra também aborda sobre a contribuição teórico-metodológica e cientifica á efetivação e apreensão do significado social da pratica profissional do assistente social na contemporaneidade.

CITAÇÕES:

  A pratica social é uma categoria teórica que possibilita o conhecimento e a explicação do processo pelo qual se constitui e se expressa o ser social, e da dinâmica da construção histórica do mundo humano-social. (p.13)

A essa pratica social Gramsci (1978:12) chama de práxis, tomando-a como a unidade determinada pelo desenvolvimento dialético entre homem e matéria, isto é, a superestrutura e a infraestrutura econômica. (p.13/14)

Para marx, o trabalho, como categoria ontológica, é a esfera privilegiada da humanização: é pelo trabalho que o homem transforma a natureza e a se próprio, por intermédio de diferentes mediações, das quais a principal é a criação de seus instrumentos. (p.14)

                                     Yamamoto (1998) assim exprime o trabalho profissional do assistente social: ao vender sua força de trabalho em troca de salario o profissional entrega o seu valor de uso, ou o direito de consumi-lo durante a jornada estabelecida [...] é no limite dessas condições que se materializa a autonomia do profissional na condução de suas ações (na definição de prioridades e das formas de execução), decorrente da natureza de seu tipo de especialização, uma e  que atua junto a indivíduos sociais. (p.17)

                                     Para a análise da estrutura do pensamento e de ação dos assistentes sociais, é importante ter presente a maneira como são apreendidos a questão do ser, o seu processo de conhecimento de verdade e o seu mo0do de perceber e atuar sobre a realidade, posições que implicam também a definição de uma finalidade que dê relevo á sua consciência com relação a realidade para, sobre essa base, poder nela intervir para modifica-la (Lukács, 1997:11-2) (p.30)

Na perspectiva da teoria social construída por marx, o conhecimento das relações de sociedade não se configura como um quadro explicativo da realidade, mas como expressão abstrata do seu movimento. (p.39)

“Na atualidade, o estudo da logica tem por objetivo determinado os processos intelectuais orientados para o alcance de um conhecimento verdadeiro, ou seja, do método”. (p.43)

                                             Assim a metodologia que informa a pratica cotidiana no Serviço Social converte-se em questão teórico-metodológica e ético-político, o que permite ao assistente social apreender o modo de ser e de se reproduzir do ser social historicamente dado e propor modalidades de intervenção com vistas e propostas ás demandas socioprofissionais. (p.54)

                                             O assistente social que desenvolve uma ação investigativa ao nível de sua intervenção acentua a relação sujeito de pratica/objeto real, ainda que entendendo que a investigação – como instrumento do exercício profissional – supõe a necessária transformação do objeto real em objeto cientifico. Essa forma de conduzir a ação interventiva favorece pensa-la e pensar seu contexto, ampliando o exercício da crítica e favorecendo a ultrapassagem do horizonte institucional particular”. (p.72)

 “As políticas sociais brasileiras, e particularmente as políticas de seguridade no pais, colocam em evidencia a incompatibilidade entre os ajustes estruturais de economia, a nova ordem internacional e os investimentos sociais do Estado, sobretudo em direção à universalidade”. (p.114)

“O assistente social é um profissional habilitado para propor, elaborar e executar políticas, programas e serviços no campo da iniciativa governamental, empresarial e/ou da sociedade civil organizada nessa direção”. (p.118)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com