TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Seminário Sumaré

Por:   •  17/2/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.894 Palavras (16 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 16

PESQUISA SOBRE O SEMINÁRIO DE SUMARÉ – Valdeci Pereira de Lima

SEMINÁRIO DE SUMARÉ

O Seminário de Sumaré aconteceu do dia 20 a 24 de novembro de 1978 e contou com a participação de 25 Assistentes  Sociais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, os quais tiveram como temas a serem discutidos, o Serviço Social e a Cientificidade, o Serviço Social e a Fenomenologia e o Serviço Social e a Dialética. Teve por objetivo a continuação dos estudos iniciados no I Seminário de Teorização do Serviço Social que aconteceu em Araxá.

Como destaca Netto (1991, p.194), este seminário, assim como o do Alto da Boa Vista não apresentaram o mesmo protagonismo que os que precederam (Araxá e Teresópolis). Tal fato pode ser explicado a partir do enfraquecimento da perspectiva modernizadora frente às mudanças no cenário sócio–político do país e a emergência de novos organismos de expressão e representação no interior da categoria profissional.

O Documento de Sumaré foi uma quebra de paradigma onde se buscou a reconceituação do Serviço Social através da tese de Goldstein, desenvolvendo-se uma metodologia chamada Cientificidade que consistiu em produzir um co8nhecimento científico dos fatos sociais.

Enfim o Documento de Sumaré envolveu reelaborações por um grande numero de profissionais na busca de fundamentos, de novos, conhecimentos e teorias baseado em uma concepção de homem e de mundo e na formulação de novas metodologias que pudesse instrumentalizar uma ação coerente com um novo posicionamento.

O Serviço Social posteriormente ao desenvolvimentismo difundiu uma nova visão das possibilidades da profissão e das funções do assistente social, no sentido de reformulações teóricas e práticas, seja operacionalização da nova proposta, á luz de posicionamentos ideológicos o que é uma conquista que surgiu com o movimento de reconceituação. A cientificidade foi marcada por análises críticas ao Serviço Social tradicional e ao sistema vigente que envolveu impasses, crises e ganhou vitalidade com questionamentos, contestações, reelaborações que delinearam diferentes fases, provocando rupturas e reclamando novas abordagens.

Perspectiva que se propõe como Intenção de Ruptura do Serviço Social tradicional. Crítica sistemática ao desempenho tradicional e aos seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos. Resgate crítico de tendências que supunham rupturas político-sociais de porte para adequar as respostas profissionais às demandas estruturais do desenvolvimento brasileiro. Recorre progressivamente à tradição marxista e revela as dificuldades da sua afirmação no marco sociopolítico da autocracia burguesa.

Oposição ao tradicionalismo do Serviço Social. Flagrante hiato entre a intenção de romper com o passado conservador do Serviço Social e os indicativos prático-profissionais para consumá-la.

A intenção de ruptura se configura como vertente apresentada no processo de renovação da profissão. Esta tem um direcionamento diferenciado das demais, realizando uma crítica ao desempenho do Serviço Social tradicional. Ela se baseia na tradição marxista. Essa perspectiva, ao criticar sistematicamente o desempenho tradicional e seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos, tem a pretensão de romper com a herança do pensamento conservador e do reformismo. A intenção de ruptura se adensa somente ao longo dos anos oitenta, expressando o processo de laicização da profissão. Isso se dá devido às mudanças ocorridas no país durante o processo de reabertura política e democratização.

OBJETIVO CENTRAL DESTE SEMINÁRIO

A construção de um método científico de intervenção do Serviço Social, por meio de estudos sobre a abordagem fenomenológica e dialética.

Neste seminário, evidenciou-se principalmente uma busca pela reflexão, como um processo que continua em aberto, e demandará novos estudos, outros encontros e uma perspectiva critica constante. Assim, não se pretendeu chegar a conclusões definitivas, mas sim contribuir para a vitalidade do processo (CBCISS, 1986, P. 110).

PREPARAÇÃO DO SEMINÁRIO

Assim, desenvolveu-se um processo preparatório, de medidas e estudos para seminário.

Primeiramente, buscou-se conhecer a opinião de diversos assistentes sociais, em outubro de 1976, através de uma pesquisa lançada no II Congresso Brasileiro de assistentes sociais, realizadas naquela data, em Recife.

A seguir em agosto 1977, ofícios dirigido a 276 profissionais solicitaram sugestões sobre a retomada do Documento de Araxá para um estudo e possível reformulação.

Dessas medidas preliminares, das respostas e sugestões recebidas, resultaram, em primeiro opção pela não alteração do Documento de Araxá e, portanto pela sua preservação de histórica e, em segundo, a compreensão de novas proposições que levavam à identificação de questionamentos básicos. Emergiram, pois, assim novas propostas, que indica o segundo objetivo do seminário: ensejar reflexões sobre as novas proposições que, no momento, estão a exigir um esforço de crítica de formulação teórica.

Foram relacionados três questionamentos interdependentes:

Questionamento I – O Serviço Social numa perspectiva do método científico de construção e aplicação do Serviço Social.

Questionamento II - O Serviço social a partir de uma abordagem da compreensão, ou seja, interpretação fenomenológica do estudo científico do Serviço Social.

Questionamento III - O Serviço Social a partir de uma abordagem dialética, ou seja, teoria de uma interpretação com base no método dialético, entendido em um sentido metodológico: a relação entre objeto construído por uma ciência, o método  empregado e o objeto real visado por uma ciência.

Foi proposto, então, que a elaboração dos documentos de base do Seminário, abordando três temas, tivesse a participação, de um grupo, de assistentes sociais. O critério  adotado para a localização dos grupos foi a existência de Cursos de Mestrado em Serviço Social recaindo a escolha em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Recebeu a Coordenação, seis trabalhos, nessa fase preparatória do Seminário: três do Rio de Janeiro e três de São Paulo (entre estes, dois eram roteiro de reflexão). Os grupos de Porto Alegre não enviaram uma contribuição, embora tivessem realizado diversas reuniões preparatórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com