TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO DO PRECONCEITO COM OS AFRODESCENTES

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O preconceito com os negros e um dos mais frequentes, todos os dias nos deparamos com pessoas de pele negra sendo insultadas e tratadas de maneira diferente num ato de total exclusão. No Brasil e em vários países o negro é conhecido como afrodescendente e foi inserido na sociedade como escravo.

A escravidão foi abolida há muitos anos e ainda existem pessoas que agem como se estivesse nesta época agredindo e desprezando da pior forma, criando uma separação de pessoas pela cor, num ato de total preconceito.

O preconceito atinge os negros de forma direta, por terem menos oportunidades  e a maioria viver em situações precárias, os racistas zombam das condições econômicas  acusando-os de bandidos  e culpados pela violência  gerada no país.

Observando nosso meio nota-se que o racismo camuflado, disfarçado de democracia social ainda esta presente em nossa sociedade. .No ambiente escolar os alunos sofrem descriminação através de apelidos  e exclusão dos grupos, piadas de mal gosto, musicas que inferiorizam sua imagem e outras situações constrangedoras  fazendo-a sentir-se marginalizada, desvalorizada e excluída do meio social.

Ninguém nega que exista racismo no Brasil, mas sua pratica e sempre atribuída a “outro”. Seja parte de quem age de maneira preconceituosa, seja daquele quem sofre o preconceito, o difícil é admitir a descriminação e não o ato de discriminar. Além disso, problema parece se o de afirmar oficialmente o preconceito e não reconhece-lo na intimidade.

A escravidão como pratica em nosso país e profundamente disfarçada, talvez não se venda mais o corpo do negro ou do trabalhador, mas se negocia sua identidade, imputa-lhe uma “carga” de inferioridade  e descriminação que fere tanto quanto a venda de seu corpo.


a questão do preconceito com os afrodescendentes

O preconceito é uma forma de conceito pré-definido antecipadamente e sem fundamentos razoáveis, ou seja, são opiniões formadas sem nenhuma reflexão aplausível, sobre uma determinada pessoa, grupo de indivíduos ou povo. É, no entanto uma aversão a outras raças. o preconceito está enraizado em todas as culturas balizando as relações que cada uma delas estabelece com as outras e muitas vezes justificando o tratamento desigual e a discriminação de indivíduos ou grupos. O individuo preconceituoso é aquele que se fecha em uma determinada opinião, deixando de aceitar o outro lado dos fatos. É uma posição dogmática e sectária que impede aos indivíduos a necessária e permanente abertura ao conhecimento mais aprofundado da questão, o que poderia levá-los à reavaliação de suas posições.

 Ao se falar em preconceito, faz-se logo uma associação à cor da pele negra, “o negro”.

Existe varias formas de preconceito:

 O preconceito étnico apresenta-se de forma explícita e de forma velada. De forma explícita quando o negro ouve, vê e sente a aversão do preconceituoso e a forma velada é aquela que o preconceituoso não expressa verbalmente o seu posicionamento, mas deixa o transparecer através do olhar, do riso, dos gestos etc. Como por exemplo não cumprimentar uma pessoa negra  ignorar e excluir no seu meio.

Preconceito Racial: É o tipo de preconceito que se manifesta na cor da pele: o branco se acha melhor do que o negro, ou o contrário. Isso inclui a concepção que o individuo tem de si mesmo e também do outro. Por exemplo, a divisão de grupos em determinado ambiente  onde negro brancos não frequentam os mesmo lugares  exemplos de algumas escolas privadas.

Preconceito Social: é o tipo de  preconceito que está muito presente na vida dos afrodescendentes. Onde ele e excluído da sociedade por  vários motivos  mas principalmente pela sua cor.

O passado do negro, explica sua posição social inferior na contemporaneidade, muitos resquícios das práticas escravistas vieram a contribuir para que ele passasse a ocupar os piores lugares no mercado de trabalho, as mais baixas remunerações e vestisse o manto de uma postura de malandragem e erotismo. Estereótipos construídos para criar uma ideia de negro enquanto sinônimo de indolente e não trabalhador. Essa realidade exige de toda a sociedade brasileira uma reflexão sobre a condição da população Afrodescendente no país.

O preconceito atinge direta e naturalmente os negros, os quais acabam por ter menos oportunidades e, consequentemente, temos a maioria deles vivendo em situações precárias, infelizmente. Nesse cenário, os racistas aproveitam para tentar acabar com a dignidade do negro zombando de suas condições econômicas e por muitas vezes generalizando dizendo que todos são bandidos, muitos ate entram no crime por falta de oportunidades e tamanha despreocupação das classes e outros são julgados quando entram em determinados ambientes como lojas se entrar um negro mal vestido jugam logo que é um assaltante a mão armada e muitas vezes é um trabalhador que saiu do local de trabalho pra comprar algo que precisa naquele  momento, que neste exato momento e reprimido com um mal atendimento, olhares e julgamentos  errados, sabendo-nos que nem sempre um assaltante se veste mal usa tatuagem e  é negro.

                           

                                         “Um Sr. negro entra na farmácia  para pedir  atendimento pois tinha  acabado de  ser assaltado e recebeu um tiro no pé  ele se aproximou do balcão  a atendente percebeu que ele estava ferido com um tiro   no pé ,ela saiu correndo, com a reação dela  outras   atendentes  correram e  se refugiarão  no escritório próximo ao balcão de atendimento os clientes a  ao ver a reação das atendentes também saíram correndo e esvaziaram a farmácia e por final o  Sr.  ficou sem entender  oque estava acontecendo e acabou se retirando ferido da farmácia.”  Eu estava presente no momento em que aconteceu isso e também sai correndo pois eu não sabia oque estava acontecendo.  Pelo que pude perceber a atendente o jugou por ser negro e estar de bermuda com os pés no chão  e ferido,  ela reagiu como se ele fosse um assaltante,  mas se ele fosse um  branco bem vestido com e ferido com o tiro no pé  qual seria a reação dela? As vezes julgamos as pessoas pela aparência sem  analisar os fatos.(fato ocorrido em Valença-BA/ 2008)

 A descriminação contra o afrodescendente esta incluída no Etnocentrismo  uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico sendo considerado como superior a outro. Foi oque aconteceu no relato acima.

 A população afrodescendente do nosso pais e considerado raça inferior, a dominação de um grupo sobre o outro se dá na exclusão  desse grupo étnico na sociedade .A exclusão social acontece quando se afasta um individuo do meio social em que vive. O preconceito social é a forma mais comum de exclusão que existe no Brasil. Apesar de ser um pais de maior população de afrodescendente o racismo acontece com muita frequência muitas vezes de forma absurda e abusiva. O fato real que no mercado de trabalho e na sociedade os negros são menos aceitos é obvio que a cor da pele não julga a capacidade e competência de ninguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com