TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança Pública

Por:   •  4/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ETEC SAPOPEMBA

PROJETO DE PESQUISA

Antônio Barreira da Silva

Carlos Alberto Ribeiro da Silva

Michael Santos Barreira da Silva

São Paulo

2015

INTRODUÇÃO

TEMA: Segurança pública

DELIMITAÇÃO DO TEMA: O que faz a segurança pública do brasil não ser eficaz

JUSTIFICATIVA: O Brasil precisa reformular suas leis, remunerar e preparar melhor seus agentes.

OBJETIVO: Identificar os problemas e propor soluções para segurança.

PROBLEMA: A sensação de insegurança tem tomado conta da população brasileira.

HIPÓTESE: Leis ineficazes e péssimo sistema penitenciário.

METODOLOGIA: pesquisa bibliográfica

REFERENCIAL TEÓRICO

A segurança pública é um tema que tem provocado muitas reflexões e debates, um problema que tem preocupado as pessoas, as famílias, as comunidades e independentemente de sua raça, credo ou situação econômica a sensação de medo tem tomado conta dos brasileiros.

Segundo a constituição brasileira no seu art. 144 a segurança pública é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio através da polícia federal, da polícia rodoviária federal, da polícia ferroviária federal, das polícias civis, das polícias militares e corpos de bombeiros militares. Mas segurança pública não só repressão e policiamento ela é um dever do estado, e suas ações tem de ser não somente para reprimir e sim também evitar que pessoas procurem a criminalidade com educação, oportunidades e outras iniciativas de prevenção.

A imagem do Brasil que era considerado um país caloroso, o país do futebol e do carnaval e várias festas populares está mudando nos últimos anos para um país com muitos problemas sérios um país sem leis.

A sensação de insegurança da população se deve muito a falta de ação do governo que não traz reformas a legislação penal, a falta de uma educação de qualidade, crimes no governo como corrupção, desvio de verbas entre outros, e eles não apresentam soluções que sejam eficientes para a segurança pública do Brasil que está com o índice de criminalidade muito alto. Pouco é feito sobre reformas e mudanças sobre segurança pública no Brasil exceto em épocas eleitorais onde os políticos prometem soluções milagrosas achando que somente uma ação irá resolver todos os problemas que existem.

Além dos problemas com as leis existentes o Brasil tem um dos piores sistemas penitenciários do mundo, cadeias lotadas, falta de fiscalização e funcionários corruptos que permitem presos com acesso a celulares e regalias como churrasco, bebidas e drogas. O papel principal da cadeia além de punir deveria ser reeducar os presos para eles voltarem a sociedade e o que acontece muitas vezes é totalmente ao contrario eles saem de lá piores do que quando entraram.

Segundo o relatório mapa da violência 2015 feito pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e divulgado em 13-05-2015 quase cinco brasileiros morrem por hora no País, vítimas de disparos de arma de fogo.De acordo com o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, autor do relatório, trata-se do maior número de vítimas e de assassinatos registrados pela série histórica do Mapa da Violência, que começou a reunir os dados em 1980. Em relação a outras nações, o Brasil aparece na 11ª posição entre aqueles com mais mortes por arma de fogo no planeta. A taxa de 21,9 óbitos para cada 100 mil habitantes, em um total de 90 países.

O medo da violência e a falta de segurança tem feito o cidadão procurar se proteger, em 2014 cerca de 10 mil carros foram blindados no Brasil, houve aumento de procura pelo quarto ano consecutivo. O estado de São Paulo é o estado com maior quantidade de veículos com essa proteção. Além da blindagem outro setor teve um aumento de procura devido a grande sensação de violência da população o número de vigilantes trabalhando em Niterói(RJ) aumentou cerca de 30% de 2014 para 2015, chegando a algo em torno de três mil profissionais. A procura por serviços de monitoramento e proteção também cresceu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com