TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade aberta e seus inimigos

Por:   •  11/6/2018  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

POPPER, Karl R. A sociedade aberta e seus inimigos. Belo Horizonte, Ed. Itatiaia; São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974. Vol I (O fascínio de Platão)

No primeiro tópico do texto, Popper retrata a distinção entre sociedade aberta e fechada. Para ele uma sociedade aberta é onde existe liberdade crítica que é considerado condição indispensável do progresso do conhecimento. Já na sociedade fechada eles são como uma primitiva sociedade tribal que nessa forma de vida os problemas são poucos e nenhum relativo aos problemas morais.

Numa sociedade na luta por tomar lugares de outros membros podendo levar a luta de classes, acontecendo assim perda do caráter orgânico que em consequência torna-se sociedade abstrata onde os homens não tem contatos sociais, íntimos, vivendo assim no anonimato, e consequentemente, infeliz.

A importante revolução passada pela humanidade é a transição entre sociedade fechada para sociedade aberta que se deu através da queda do tribalismo que conseguinte a tentativas de reter o tribalismo pela força, Esparta, ao mesmo tempo em que começava a existir uma nova inquietação. A tensão da civilização passou a ser sentida.

As classes privilegiadas começaram a sentir a queda da tribalismo elas se viam fortemente ameaçadas por aqueles q haviam sido suprimidos. Uma poderosa causa da sociedade fechada ter caído foi o desenvolvimento das comunicações marítimas e do comércio. O comércio acaba sendo uma das poucas coisas capazes de afirmar-se no totalitarismo.

As principais características do imperialismo ateniense eram navegação e comércio. Assim, tornou-se claro para os membros das classes privilegiadas que o comercialismo monetário de Atenas, sua politica naval e tendências democráticas, eram impossíveis de derrotar sem queda tanto d a politica naval como o império.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com