TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia De Durkeim

Artigos Científicos: A Sociologia De Durkeim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Objeto Da Sociologia De Durkheim

Enviado por VIVIANEALVES, maio 2011 | 2 Páginas (287 Palavras) | 3161 Consultas |

Avaliação 2

Denunciar |

Cadastrar-se para

acessar o trabalho completo

O Objeto da sociologia de Durkheim é o:

Fato social _ De acordo com o autor definido como: “as maneiras de agir, de pensar e de sentir, que tenham um caráter coletivo.”ou em outras palavras, “Toda a crença, todo comportamento instituído pela coletividade”.

As características do fato social são:

Generalidade: revela a natureza de coletividade de grupo.

Exterioridade:– independem da vontade ou da adesão

Coercitividade – a pressão social exercida sobre o indivíduo, para que ele participe do fato social. Esta pode ter o caráter de sanções legais (previstas por lei) ou espontânea (morais).

O fato social normal são aqueles que não extrapolam os limites dos acontecimentos mais gerais da sociedade. O aborto e o crime, por exemplo, são considerados como normais, porque sempre irão existir.

O fato social patológico quando avança esta taxa dita ‘normal’. Numa sociedade isolada das grandes civilizações são aceitas certas atitudes, comportamentos e costumes que são ‘normais’ aos habitantes desta, Para Durkheim, um fato social se torna patológico quando atinge grandes dimensões e ameaçam a sociedade. O crime (que pode ser definido como a transgressão da lei), por exemplo, é considerado um fato social normal já que é um fenômeno social observado em praticamente todas as sociedades. O crime só se torna um fato social patológico quando assume proporções exageradas. Assim, estes fatos sociais patológico são aqueles que se encontram fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente.

Consciência coletiva:

É o conjunto de crenças, sentimentos e valores aceitos pela média dos membros de uma sociedade. Ou seja, é um sistema de representações coletivas. Forma moral vigente na sociedade. Esta aparece como um conjunto de regras fortes estabelecidas que atribuem valor (bom x mal, certo x errado, virtude x pecado) e delimitam os atos individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com