TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"A Síria economiza água" Hábitos inadequados e hábitos adequados

Projeto de pesquisa: "A Síria economiza água" Hábitos inadequados e hábitos adequados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  1.213 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO ÁGUA

TÍTULO: “Síria economizando água” Hábitos inadequados e hábitos adequados

ESCOLA: Escola Estadual “Síria Marques da Silva”

1. INTRODUÇÃO

O projeto “Síria economizando água” será lançado na “Escola Estadual Síria Marques da Silva ” com o objetivo de conscientizar alunos, professores, funcionários e todos os que frequentam o ambiente escolar sobre os hábitos adequados e inadequados do consumo de água na instituição e no dia a dia. Para idealizar o projeto, analisaremos o consumo e o uso da água na escola, questionaremos com funcionários, professores, a direção e alunos sobre algumas questões relacionadas ao tema. A conscientização de todos na escola, além de gerar uma economia financeira, gera cidadãos melhores e preocupados com o futuro da água não só em âmbito municipal, mas em todo o mundo.

Este projeto tem por finalidade propor ações para os alunos numa visão de que o Planeta Terra vem enfrentando a cada dia grandes problemas em relação à falta de água. O projeto será desenvolvido, visando proporcionar aos educandos uma grande diversidade de experiências com a participação ativa dos mesmos, para que possam refletir e ampliar a consciência sobre a preservação da água para que de fato possam ter atitudes e valores voltados a proteção e conservação da água.

Do volume total de água na Terra, somente cerca de 2,5% é de água doce e, acredita-se ainda que somente 1% esteja disponível para utilização dos mais de 7(sete) bilhões de pessoas – população mundial da Terra, atualmente – o restante da água estaria congelada nos pólos.

Vivemos em um mundo cada vez mais inseguro, onde a demanda de água muitas vezes supera a oferta, onde a qualidade da água muitas vezes não consegue atender aos padrões mínimos de qualidade. De acordo com as tendências atuais, as futuras demandas por água não serão cumpridas”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em sua mensagem para lembrar o Dia Internacional da Diversidade Biológica

2. OBJETIVO GERAL

Sensibilizar os alunos quanto a importância da água para a manutenção da vida e ajudar os mesmos a identificarem os sintomas e causas dos problemas que o Planeta Terra, o Brasil, nosso Estado e Cidade vem enfrentando com a poluição e a falta de água.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conscientizar os alunos para que possam perceber que a água não deve ser desperdiçada nem poluída;

• Mobilizar os alunos para desenvolverem ações pertinentes à preservação da água;

• Sensibilizar os alunos para a importância da água através de discussões e reflexões;

• Compreender que a água é condição essencial de vida de todo animal, vegetal e ser humano;

• Levar os alunos a entenderem que o futuro do nosso planeta depende da preservação da água;

3. RESUMO

Antes da idealização do projeto, alguns alunos irão pesquisar quanto gasta, a escola, de água mensalmente. A direção informou que não tem acesso a esses números, pois as contas não são repassadas diretamente à escola e por isso não tem a informação do consumo mensal de água. Dessa forma, os alunos pesquisarão entre os funcionários da limpeza quanto eles gastam de água e os resultados serão apresentados à escola. Mostrar curiosidades sobre o consumo brasileiro e várias informações que levem a conscientizar a escola a poupar água será nosso principal objetivo.

Será feito um mural na escola onde possa apresentar todo o conteúdo do projeto.

Além dessas informações transmitidas a todos elaboraremos um “Pacto das Águas da Escola”, firmado entre alunos, funcionários responsáveis pela limpeza, representantes dos professores e pela direção. No pacto, eles assinarão um termo de responsabilidade de uso consciente da água, evitando sempre o desperdício.

4.DESENVOLVIMENTO

ENTREVISTAS:

O seguinte questionário será aplicado aos funcionários com a finalidade de calcularmos quantos litros de água são gastos no mês e se é possível economizar:

1 – Quantos baldes d’água são gastos ao limpar uma sala de aula?; 2 – Quantos baldes d’água são gastos ao limpar o pátio?; 3 - Quantos baldes d’água são gastos para limpar os corredores?; 4 - Quantos baldes d’água são gastos para limpar a biblioteca?; 5 - Quantos baldes d’água são gastos para limpar a sala dos professores?; 6 - Quantos baldes d’água são gastos para limpar a secretaria?; 7 - Quantos baldes d’água são gastos para limpar cada banheiro?; 8 – Quantas vezes por semana as salas de aula são limpas?; 9 - Quantas vezes por semana o pátio é limpo?; 10 - Quantas vezes por semana os corredores são limpos?; 11 - Quantas vezes por semana a biblioteca é limpa?; 12 - Quantas vezes por semana a sala dos professores é limpa?; 13 - Quantas vezes por semana a secretaria é limpa?; 14 – Quantas vezes por semana cada banheiro é lavado?; 15 – Quantos litros de água tem os baldes utilizados na escola?.

Com o questionário, será possível ver, em média, o quanto de água é consumido em um mês na escola.

Num segundo questionário, faremos as seguintes perguntas:

1 - Você acha que nossa escola gasta muita água? O gasto é adequado e necessário? Justifique; 2 – Qual o principal ponto de desperdício d’água na escola, se existir?; 3 – Dê uma ideia para que possa ser solucionado o desperdício d’água na escola; 4 – Você tem algum hábito que considere inadequado e desperdice água? Você sabe qual hábito seria adequado para corrigi-lo?.

5- REFLEXÃO: Vocês sabiam que se nós não fizermos economia de água um dia ela vai faltar?Vocês já imaginaram o mundo sem água para beber e tomar banho?Então a partir de hoje, comecem a fazer economia.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES DO PROJETO, APRESENTAÇÃO DAS CRIANÇAS:

Cartaz com a frase “se você não economizar, a água vai faltar”

Cartaz com a frase “você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com