TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Conhecimento

Por:   •  3/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

01 – Leia com atenção o trecho abaixo disponível em: http://www.g17.com.br/noticia.php?id=133 . Acesso em 22 jul 2016.

A Polícia Rodoviária Federal acabou de interditar um trecho da BR-101, nas proximidades do município de Alagoinhas, interior da Bahia. O motivo é a aparição de diversos tipos de assombrações durante a noite, provocando acidentes e causando medo e pavor aos motoristas que trafegam pelo local.

Um caminhoneiro que trafegava no trecho assombrado, acabou virando o caminhão quando avistou na estrada um burro, um cachorro, um gato e um galo, um em cima do outro. O filho do caminheiro que viajava junto com o pai, estava com uma câmera fotográfica na mão e conseguiu fazer o registro da “assombração”.

O repórter de G17.com.br conversou com o chefe da Policia Rodoviária do local, sobre a possibilidade de reforçarem a segurança no trecho mal assombrado, mas o policial foi enfático: “Assombração ninguém segura, e nenhum policial quer ficar naquela estrada, então a solução é interditar e criar um desvio, pra segurança de todos nós”.

Relatos de moradores de Alagoinhas (BA) afirmaram que, aqueles animais estão aparecendo na estrada para assustar os motoristas, porque foram vítimas de atropelamento há cerca de 50 anos atrás.

Considerando a reportagem acima e que você foi designado para investigar a situação supracitada, argumente como você realizaria tal investigação em conformidade com a forma do conhecimento científico. Sua resposta deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 linhas. (3,0 pontos)

Colhendo informações sobre os fatos e conhecendo o local, buscaria ignorar algumas questões, como a supertição e crendices locais, colocando uma visão científica e observadora nos acontecidos. Buscaria ver quais os problemas do local, que possivelmente estivessem causando tantos acidentes. Questões como problemas na estrada, dias de chuva, e entre outras possíveis causas que pudessem ocasionar problemas durante o trecho percorrido.

Através de câmeras instaladas no local, procuraria analisar as imagens, para que assim tentasse descobrir a/s causa/s dos ocorridos. Observações como, os dias e horários mais frequentes dos acidentes, auxiliariam muito nas relações com os transtornos que vem acontecendo neste trecho da BR -101.

Com analises claras e foco nas investigações, creio que seria descoberta a causa dos acidentes, e se realmente haveria algum tipo de relação com as supostas assombrações.

02 – Nesta unidade de aprendizagem foi trabalhado o conhecimento conforme a concepção grega, moderna e contemporânea. Faça uma pesquisa na biblioteca virtual da Unisul ( http://pergamum.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php ) e construa um texto de 20 a 40 linhas apresentando diferenças entre a perspectiva filosófica que fundamenta o conhecimento para René Descartes e o pensamento contemporâneo. (4,0 pontos)

Para René Descartes, devemos duvidar de tudo aquilo que nos parece ser falso. Oferecer sempre fundamento sólido para nossas teses, e a partir de nossos fundamentos, reconstruir nosso conhecimento. Para assim termos um conhecimento fundamentado para ser afirmado como uma certeza de que o conhecemos.

Descartes defende que os dados obtidos pelos sentidos são extremamente imprecisos, já os obtidos pela matemática podem ser considerados base do conhecimento científico por serem vistos como uma “ciência precisa”.

David Hume, preocupava-se em parar a certeza que se tinha de que a razão era a única verdade sobre o conhecimento. Hume questionava a relevância do método dedutivo e do conhecimento puramente abstrato, além de questionar e apontar as falhas da aplicação do método indutivo.

Descartes reconhece a razão como fonte principal para o conhecimento, enquanto Hume reconhece como fonte principal, a experiência. Em meio a isso, Kant propõe que através da sensibilidade do homem em meio ao mundo físico, o homem adquire experiências, e utilizando da razão torna capaz de organizar o conhecimento.

Paul Karl Feyerabend

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com