TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho: Categoria mediadora por excelência

Por:   •  25/10/2015  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

 Trabalho: categoria mediadora por excelência

Para Lukás, Analise Retrodutiva é um método que reconhece e enfatiza a categoria da emergência . Sob essa perspectiva, por conseguinte, investigar uma forma de ser e investigar as categorias que determinam a sua especificidade, categorias por meio das quais ela emergiu das formas de ser precedentes nas quais continua fundada.

Para ele, O trabalho é a categoria fundante do ser social, contem todas as outras determinações que esclarecem o caráter do trabalho. Somente o trabalho é uma categoria intermediaria, é o vinculo material e o objetivo entre o ser humano e a natureza, por esse motivo é a categoria fundante e mediadora por excelência, assinalando a passagem do ser meramente biológico ao ser social.

As categorias e determinações ou categorias do trabalho encontram-se pressupostas dentro do seu próprio processo. A análise e o esclarecimento destas determinações são fundamentais para a compreensão da gênese e construção do ser social. Dessa forma Lukács pontua que para existência do trabalho é necessário que haja uma separação entre sujeito e objeto (mundo), e que o sujeito seja consciente de tal separação, pois é a partir deste distanciamento, que esse será capaz de delinear uma finalidade.

O ato de pôr finalidade também necessita de certo conhecimento da natureza, para que seja possível a percepção do total, de forma que permita uma pré-visualização do modo adequado de manipular os meios naturais necessários para concretização do objetivo. Lukács assinala que o sujeito que idealiza e concretiza a finalidade escolheu, fundamentado em uma determinada valorização, qual processo seguir diante de um leque de opções. Portanto, o trabalho fundar-se em uma ação de liberdade, uma vez que, é possível escolher entre várias alternativas.

 Separação sujeito-objeto, conhecimento e gênese da ciência

Dentro da abordagem de Lukacs utilizada pelos autores, para compreender o trabalho e seus fins faz-se necessário entender a relação sujeito-objeto, em que o trabalho determina a sujeito na sua relação com o meio e assim, resulta a necessidade de separação do sujeito-objeto. Nesse processo, compreende-se a realidade através do conceito e ela expressa na linguagem. Portanto, a partir das condições ontológicas da gênese do trabalho, há a captura da realidade como possessão espiritual, tal fenômeno está na raiz do processo de conhecimento, que aprimorado leva a gênese da ciência. Dessa forma, o trabalho é condicionado pelo nível de conhecimento já adquirido e fixado socialmente, assim, Lukacs defende a gênese da ciência está ligada à investigação dos meios, na busca da verdade como fim e se distanciando dos fins individuais dos processos de trabalho imediatos.

 Tematizando as categorias: alternativa, liberdade e valor

Entre as necessidades e as satisfações humanas, encontra-se o trabalho, que tem como essência a finalidade. Para atingir essa finalidade, é necessário que a consciência tome decisões a cerca de tudo que está relacionando ao processo de trabalho, reconhecendo as propriedades do objeto e os instrumentos escolhidos para a realização do mesmo. Isso se dá através da observação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com