TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A implementação da "farmácia verde" para residentes do Lago do Junko

Pesquisas Acadêmicas: A implementação da "farmácia verde" para residentes do Lago do Junko. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem por objetivo evidenciar a compreensão de um determinado propósito que auxilie a organização, através de uma verificação na cidade de Lago do Junco, com o foco de renda principal o uso e comércio de plantas fitoterápicas, onde por essa atividade se teve a melhora tanto na saúde quanto na economia local. O projeto apresentado introduz o Horto e a Farmácia Fitoterápica, com a participação da Cooperativa de Quebradeiras de Coco de Ludovico.

O bem estar, para qualquer cidade, principalmente para os moradores de Lago do Junco, diante da situação existente, é muito importante. Assim, por se ter essa realidade é de grande importância a criação de postos de saúde, fator primordial para o começo do desenvolvimento da cidade.

Com a implantação do Programa Comunidade Ativa do Governo Federal em parceria com o Sebrae, houve grandes mudanças. Por meio do projeto Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS), se deu um alavanque aos habitantes da comunidade e o fortalecimento da cidade para uma melhor qualidade de vida, com o intuito de formar pessoas capacitadas para executarem as atividades propostas do projeto, juntamente com o trabalho em equipe, que torna Lago do Junco mais percebida na região, por meio do cultivo das plantas medicinais, dando maior alcance à economia local.

Essa formação de líderes na Comunidade de Lago do Junco fortaleceu a fabricação e o comércio dos medicamentos fitoterápicos, que muito contribuiu na prevenção de doenças, partindo da ação de Agentes Comunitários de Saúde, surgindo assim a Associação da Farmácia Verde e Horto de Plantas Medicinais do Lago do Junco, onde a Paróquia São José ajudou em parceria com a Prefeitura para que fosse implantada.

A libertação médico-hospitalar de Lago do Junco se deu com o crescimento da cidade, sendo de grande importância para o município, melhorando a qualidade dos trabalhos e reduzindo as doenças. Esses fatores fizeram com que se propagasse o horto medicinal da zona urbana para a zona rural, fortalecendo também, a entrada de outros municípios no projeto, que muito contribuiu para a prosperidade da saúde e da economia do município de Lago do Junco.

1 DESENVOLVIMENTO

A realização da Farmácia Verde para os moradores de Lago do Junco, ainda é sucinto, com base na realidade do município, mostrando que os fatores de produção dos medicamentos como os recursos naturais, o trabalho (mão-de-obra), o capital físico e o capital humano, como também a capacidade empresarial é essencial para o bom andamento e a eficácia dos trabalhos. Assim, a produção em locais adequados seria passível para o aumento das plantas fitoterápicas bem como da produção dos medicamentos, expandindo o alcance do projeto, requerendo mais membros da comunidade, agentes de saúde para os trabalhos, causando o efeito da geração de renda a um maior número de pessoas.

Atentando para essa base, entende-se que a comunicação sobre o projeto está referente à comunicação dos membros do mesmo, podendo ter o entendimento de que é o objeto em si, tanto nos relacionamentos pessoais como profissionais, é de suma importância para a continuidade de uma organização, bem como seu bom andamento do mesmo, pois a compreensão de uma organização como um todo é fator influente para uma entidade, seja ela com ou sem fins lucrativos.

Os hábitos e costumes dos moradores da região deram estimulo aos mesmos a criarem e repensarem, a idéia de que os conhecimentos deles próprios, principalmente dos mais experientes da região, podem ajudar na melhoria e na ampliação da capacidade do trabalho de todos, permitindo a conservação das espécies, principalmente as nativas, como também os desgastes a que estão submetidas, contribuindo para o aumento da produção e do conhecimento repassado entre as gerações.

Os recursos advindos do governo podem gerar efeitos melhores à proposta e principalmente a todos da comunidade, disponibilizando experiências de estudo e prática para escolas especializadas no assunto vindas de outros estados, possibilitando amplificar o número de ervas fitoterápicas catalogadas, como também ampliar as experiências e a preservação das espécies, proporcionando para a cidade de Lago do Junco e região o conhecimento científico de estudantes, que muito contribuiria para o desenvolvimento do plantio das ervas e também na preparação dos medicamentos fitoterápicos.

O principal objetivo do programa da Farmácia Verde, é a garantia do trabalho para o bem comum para todos, com base na idéia de que é uma organização, com relacionamento bom entre todos da entidade, busca a boa conduta e demais práticas sociáveis entre os membros. Sendo assim, o mundo tecnológico influencia bastante para a continuidade de uma organização.

No mundo atual, a alta tecnologia das empresas, introduz a todos da maneira que seja experiências tecnológicas que auxiliam na organização. Sendo assim, implantar uma infraestrutura de tecnologia da informação bem constituída, onde, a criação de um site para o conhecimento a nível nacional do projeto, da história da comunidade, incentivando a distribuição dos remédios medicinais, contribuiria na irradiação da idealização do projeto contribuindo para o seu crescimento, sendo modelo para outras regiões bem como o incentivo para os mesmos aderirem.

A implantação de uma Farmácia Verde Fitoterápica Intinerante, seria viável para ajudar no fornecimento dos medicamentos a todos sendo uma significativa vantagem competitiva atendendo às exigências dos varejistas mais eficientemente, com baixos custos e satisfazendo os clientes.

A quantidade de agentes de saúde atuantes é insatisfatória tanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com