TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AAAA importância das políticas públicas educacional gerontológica, Para a inserção do idosos no meio social e garantia de uma Velhice bem-sucedida.

Por:   •  30/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]Universidade Norte do Paraná

CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS

SERVIÇO SOCIAL

ANA PAULA DE SOUSA DUTRA PEREIRA

AAAA importância das políticas públicas educacional gerontológica,

     Para a inserção do idosos no meio social e garantia de uma

        Velhice bem-sucedida.

Presidente Jânio Quadros

2015


[pic 2]

ANA PAULA DE SOUSA DUTRA PEREIRA

                                 

PPROJETO DE PESQUISA

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, como requisito para obtenção de nota parcial para a disciplina de instrumentalidade em serviço social, Movimentos sociais, Políticas setoriais contemporâneas e Pesquisa Social e Oficina de Formação Orientadores: Profs. Amanda Boza, maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira e Rodrigo Zambon

                                                   

                                         Presidente Jânio Quadros

2015[pic 3]

1.Introdução

  O estudo tem por objeto a revisão bibliográfica a respeito importância das políticas públicas educacional gerontológica, para inserção do idoso no meio social e garantia de uma velhice bem-sucedida.

  A finalidade principal é avaliar a necessidade de nossas políticas públicas voltadas para os idosos, visto o crescimento da demanda devido ao aumento da participação destes na sociedade, exercício da cidadania e papel social.

  O Brasil já alcançou conquistas em termos de políticas públicas para o idoso, como a política Nacional do Idoso de 1994 e Estatuto do Idoso de 2003, porém ainda há desafios a enfrentar.

  Há interesse de muitos setores da sociedade em oferecer atendimento aos idosos, que visem a melhoria da qualidade de vida, participação social, promoção de educação e cuidados de saúde.

  Segundo dados do IBGE, a expectativa para 2025 é de um contingente de aproximadamente 32 milhões de idosos no Brasil, o que torna irrelevante o estudo da velhice e o desafio de políticas públicas educacionais para aprender a conviver com todos os sujeitos, independentemente da idade.

Há vários debates sobre a necessidade de uma ação educativa gerontológica e alguns documentos apontam isso, a Política Nacional do Idoso, a Política Nacional de Saúde do Idoso, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Estatuto do Idoso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) etc. Alguns destes apontam para a importância do desenvolvimento de ações educativas para aquisição de valores e transmissão de conhecimentos sobre as habilidades dos idosos com finalidade de aprender a conviver e superar preconceitos com o público idoso. A implantação de qualquer Política Pública Educacional Gerontológica deve ser de longo prazo, a partir das estruturas curriculares da educação e ações dentro das vivências culturais da comunidade.

  Segundo Cachioni e Palma (apud Alves e Vianna 2010) “É necessário aceitar a velhice com serenidade. Para isto é importante um processo educativo que sem inicia na infância, facilitada pela compreensão e aceitação do novo papel do idoso na sociedade, no mundo do trabalho e da família”.  Sendo assim o objetivo do trabalho é refletir sobre a possibilidade de pensar políticas públicas educacional gerontológica a partir das estruturas curriculares educacionais e dentro da cultura da comunidade. O objetivo é envolver as crianças, adolescentes, jovens e adultos em ações voltadas para a formação de valores, hábitos e atitudes que contribuam para a aproximação de gerações, visando a quebra de preconceitos e estereótipos relacionados à velhice e favorecendo a troca de experiências e a melhoria da qualidade de vida e participação do idoso na vida social.

2.Delimitação e formulação do Problema

Em decorrência do aumento da população idosa no brasil e a evidência do aumento da presença e participação destes no meio social, torna-se relevante o estudo da velhice, a avaliação das políticas públicas voltadas aos idosos já existentes, o reconhecimento de novos desafios e possibilidades e a análise da necessidade de novas políticas públicas educacional gerontológica.

3.Formulação dos objetivos geral e específico

Geral:

  • Avaliar a necessidade de políticas públicas educacional gerontológica a partir das estruturas curriculares e dentro da cultura da comunidade, visto o aumento da população idosa na participação social.

Específicos:

  • Avaliar as políticas públicas já existentes para os idosos e a demanda de novas políticas;
  • Reconhecer os desafios a enfrentar a respeito da aceitação do novo papel do idoso na sociedade;
  • Ressaltar a importância de políticas públicas educacional iniciadas na infância para facilitar a aceitação e a convivência com todos os sujeitos independentes da idade;
  • Refletir sobre a prevenção da velhice bem-sucedida, diminuindo o grau de dependência funcional, aumento de risco de patologia e mortalidade precoce.

4. Justificativa

   Segundo o IBGE o número de idosos dobrou nos últimos 20 anos. Os idosos com mais de 60 anos somam 23,5 milhões de brasileiros e a expectativa para 2025 é de um contingente de aproximadamente 32 milhões de idosos no Brasil. Diante desta realidade há a necessidade de ampliar as políticas públicas voltada para os idosos para atender as demandas e oferecer atendimento a estes, que visem a melhoria da qualidade de vida e participação destes na sociedade.

 O envelhecimento populacional traz um impacto na esfera social e econômica, o que traz desafios no âmbito das políticas públicas. O presente trabalho visa avaliar as políticas já existentes e ressaltar a importância de novas políticas públicas educacional gerontológica, visando a formação das crianças, adolescentes, jovens e adultos para que aprendam a conviver, através da aquisição de valores que possa tornar a sociedade mais inclusiva, possibilitando ao idoso o exercício da cidadania e sua participação social, e contribuindo para oferecer uma velhice bem-sucedida para nossa população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com