TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACENDENDO LAMPADA COM LIMOES

Artigos Científicos: ACENDENDO LAMPADA COM LIMOES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  2.885 Visualizações

Página 1 de 3

Para acender uma lampada de 1.5 V ou um LED usando limões você vai precisar de:

4 limões

4 moedas de 5 centavos, dessas de cobre.

4 pregos galvanizados ou 4 colchetes de escritório (figura abaixo).

4 pedaços de fio ou jacarés

1 lâmpada de 1.5 V ou um led, de preferência vermelho pois a tensão de funcionamento é menor.

Colchete de escritório

Monte tudo como mostrado no vídeo, lembrando sempre de ligar a moeda de um limão no prego da outra, no final vão sobrar um moeda em uma extremidade e um prego na outra. Se for ligar o LED tente inverter os polos caso não funcione de primeira.

O que acontece? 

O ácido do limão consegue arrancar elétrons de um metal ( o prego ou o colchete) e esse elétron é atraído pela moeda, criando uma corrente elétrica, suficiente para acender o LED.

Read more: http://www.cienciatube.com/2012/03/limao-pilha-lampada-led.html#ixzz3GOcJFe4n

A realização de experimentos em sala de aula é um bom caminho para fazer com que os alunos tomem gosto pela matéria e o assunto que está sendo estudado. Por exemplo, ao introduzir o estudo da eletrostática e eletrodinâmica, o professor pode levar um experimento que faça com que os alunos tenham uma idéia quantitativa do que ele vai estudar. Para introdução ao estudo da eletrostática e eletrodinâmica pode-se, por exemplo, mostrar como fazer para gerar energia elétrica através do limão. 

De maneira bem divertida e descontraída podemos criar um gerador químico movido a suco de limão. Um limão solitário não é capaz de fazer o gerador, no entanto, se fizermos a ligação de vários deles podemos gerar energia elétrica capaz de acender uma pequena lâmpada como um led, por exemplo. 

Ao introduzir no limão duas placas de metal constituídas de materiais diferentes, terá início uma reação que fará com que os elétrons fluam de modo ordenado em uma determinada direção, que vai de uma placa metálica para outra. Esse fluxo ordenado de elétrons é denominado de corrente elétrica. A energia elétrica gerada pelos limões não é muito grande, mas o necessário para que se possa acender um led, aquela luz dos mostradores de relógio ou até aquela luz que indica o funcionamento de aparelhos elétricos. 

Para fazer esse experimento é preciso ter os seguintes materiais em mãos: 

• Quatro a doze limões; 

• Fio de cobre de 1,5 mm ou placas de cobre; 

• Clipes, placas de zinco ou pregos de ferro; 

• Um led de 1,5 volts, tesoura, lixa e tesoura para corte. 

O primeiro passo para a realização deste experimento é amassar os limões, de forma que os gomos sejam rompidos e assim liberem o suco. Feito isso o próximo passo é trabalhar com as conexões, fios de cobre e clipes, que possibilitarão a passagem de corrente elétrica. Para fazer essas conexões corte o fio de cobre em pedaços menores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com