TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 Organização Proc.Tomada Decisões

Dissertações: AD2 Organização Proc.Tomada Decisões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 4

Liderança é a habilidade de influenciar/incentivar pessoas para trabalharem com entusiasmo na realização das tarefas que levaram ao alcance dos objetivos traçados pela empresa e seu líder. O líder precisa de liderados para realizar metas, ou vice e versa, só é possível a liderança quando existem liderados que aceitam serem influenciados por algum motivo, seja ele qual for.

A capacidade que um indivíduo possui de influenciar alguém ou um grupo de pessoas significa uma força psicológica, onde um age de modo a modificar o comportamento de outro de modo intencional, essa influência envolve poder e autoridade, alterando assim o modo de agir do influenciado. (MOTA, 1997: 206)

É evidente, na atualidade, que nada poderia funcionar sem uma quantidade significativa de informação como elemento que impulsiona os fenômenos sociais e que é por eles impulsionada. Pessoas e organizações – públicas ou privadas – dependem da informação em seus processos decisórios. Entretanto, para ser utilizada estrategicamente, é fundamental que a informação seja gerida em favor da sobrevivência e competitividade organizacional. Este processo, a gestão da informação é responsável por gerir tanto os recursos internos quanto os externos à organização.

Com relação às semelhanças e diferenças entre o setor privado para o setor público inúmeras diferenças são visíveis entre o setor público e o privado principalmente quando relacionado ao cuidado dos bens, propriedades, relações de trabalho e emprego.

Enquanto o setor privado preza pelo cuidado dos interesses de um grupo específico objetivando o lucro, diferentemente do setor público que visa o bem público, o bem-estar social, a equanimidade da sociedade. Nesse sentido, a diferença entre os dois setores que envolvem uma mesma sociedade, retrata o processo organizacional dessa tal sociedade e baseia-se em vários pressupostos que buscam a efetividade do uso dos recursos disponíveis e garantias mínimas de manutenção dos institutos sociais pressupostamente definidos.

Na opinião de Main (1994), o governo age sempre contrário a maioria das empresas privadas. Enquanto o governo puxa o poder para o centro, as empresas descentralizam e empurram-no para baixo. Enquanto o governo é guiado por regras, as empresas são guiadas por uma missão. O governo normalmente, não tem como avaliar seu desempenho e quando os parâmetros de avaliação são incorretos, os incentivos são incorretos. Os representantes do governo são avaliados pelo tempo de casa, pelo tamanho de seus staffs, pela soma de dinheiro que gastam. Raramente recebem critérios pela redução de gastos, economia ou satisfação do cliente.

As diferenças apresentadas permitem concluir ainda, que não se pode pensar em qualidade no serviço público da mesma forma que se pensa para o setor privado, embora certamente haja muitas semelhanças entre as duas atividades.

Avalie o processo decisório do seu ambiente de trabalho ou de estudo considerando:

Empresa: Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe - AVOSOS

- Os aspectos de liderança existentes: A Empresa adota como aspectos de liderança, atitudes coorporativas por parte do diretor que expõe os problemas para a diretoria analisar e tomar as devidas providencia, através de reuniões onde são expostos os pontos de vista dos funcionários, voluntários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com