TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇAO PARA A ENGENHARIA

Artigos Científicos: ADMINISTRAÇAO PARA A ENGENHARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2013  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇAO PARA A ENGENHARIA

1. Teoria de Taylor

Frederick Winslow Taylor liderou um movimento de estudo do desempenho do trabalho para aumentar a eficiência, pois havia carência de métodos de trabalho.

Princípios da administração cientifica

Taylor divulgou um estudo no qual propunha sua filosofia de administração, que compreendia quatro (4) princípios:

• O principio de boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção.

• Com esse objetivo, administração deve aplicar método de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas.

• Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.

• Deveria haver uma atmosfera de intima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico favorável á aplicação desses princípios.

As técnicas de Taylor

Para colocar em pratica o principio dos métodos de pesquisa, Taylor fazia estudos de tempos e movimentos, e essa maneira mais eficiente de realizar a tarefa era combinada com o sistema de pagamento por peça produzida, conseguindo assim aumentar a eficiência.

Taylor demonstrou que a produtividade mais elevada resulta da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço.

2. Teoria de Henry Ford

Foi Henry Ford quem elevou ao mais alto grau os princípios da produção em massa, que é a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: peça padronizada e trabalhador especializado.

• Para alcançar a padronização, Ford passou a utilizar o mesmo sistema de calibragem para todas as peças, em todo o processo de manufatura. Esse principio deu origem ao cotrole de qualidade, cujo objetivo era assegurar a uniformidade das peças.

• Cada pessoa e cada grupo de pessoas, num sistema de produção em massa, tem uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo predefinido, a divisão do trabalho tem como resultado a especialização do trabalho.

3. Teoria de Fayol

Henry Fayol é um dos contribuintes mais importantes da administração moderna. A administração, para Fayol , é um processo de planejamento, organização, comando, coordenação, e controle, presente em todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo). Reconheceu que a administração deveria ser vista como uma função separada das demais.

O papel do dirigente

Fayol considera que o trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes, combater o excesso de regulamentos, a burocracia e a papelada.

Princípios da administração

Para Fayol quatorze (14) princípios devem ser seguidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com