TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANATOMIA HUMANA

Exames: ANATOMIA HUMANA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DIRIGIDO

ANATOMIA HUMANA

Data: 15/08/14

QUESTÕES

1. São funções do sistema nervoso, exceto:

( ) função motora

( ) função sensorial

( ) função integrativa

(X) função coordenativa

2. Em relação aos neurônios, é incorreto afirmar que:

( ) No corpo celular, a parte mais volumosa da célula nervosa, se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.

(X) Os dentritos (do grego dendron, árvore) são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.

( ) O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do dentrito.

( ) Os corpos celulares dos neurônios estão concentrados no sistema nervoso central e também em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gânglios nervosos.

3. A velocidade de propagação do impulso nervoso na membrana de um neurônio varia entre 10cm/s e 1m/s. A propagação rápida dos impulsos nervosos é garantida pela presença de:

(X) bainha de mielina

( ) bainha de lipoproteína

( ) nódulos de ranvier

( ) células glias

4. A diferença funcional entre os dois setores simpático e parassimpático refere-se às substancias liberadas em suas terminações. Essas substâncias são:

( ) No simpático acetilcolina,e no parassimpático noradrenalina.

( ) No simpático acetilcolina, e no parassimpático epinefrina.

(X) No simpático noradrenalina, e no parassimpático acetilcolina.

( ) No simpático epinefrina, e no parassimpático acetilcolina.

5. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

(V) Além dos neurônios, o sistema nervoso apresenta-se constituído pelas células glia, cuja função é dar sustentação aos neurônios e auxiliar o seu funcionamento;

(V) As células da glia constituem cerca de 1/3 (um terço) do volume do nosso encéfalo;

(F) A propagação rápida dos impulsos nervosos é garantida pela presença de acetilcolina que recobre as fibras nervosas.

(V)Entre as células gliais que envolvem o axônio existem pequenos espaços, os nódulos Sinoatriais, onde a membrana do neurônio fica exposta.

(V) A bainha de mielina é constituída por camadas concêntricas de membranas plasmáticas de células da glia, principalmente células de Schwann.

6. O Sistema Nervoso Central é formado pelo encéfalo e medula espinhal. O encéfalo é constituído pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Já o tronco encefálico é formado por: (marque a alternativa correta)

(X) mesencéfalo, ponte e bulbo;

( ) telencéfalo, ponte e bulbo;

( ) mesencéfalo; tálamo e hipotálamo;

( ) 2º ventrículo, 3º ventrículo e ventrículos laterais.

7. Dê a divisão anatômica do Sistema Nervoso:

Anatomicamente o SN é divido em SNC e SNP.

SNC: localizado dentro do esqueleto axial. É composto pelo encéfalo e pela medula, constituindo assim, o neuro-eixo. No encéfalo, encontra-se o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico. As propriedades especiais da parte central do SN residem em complexas interconexões de neurônios, nas quais surgem os padrões apropriados de respostas aos estímulos provenientes do meio externo e interno;

SNP: é aquele que se localiza no esqueleto apendicular, mas, para fazer conexão com o SNC, penetram no crânio e canal vertebral e também, alguns gânglios localizam-se dentro do esqueleto axial. É constituído por: doze nervos cranianos, trinta em um nervos espinais (incluindo suas ramificações), gânglios e suas terminações nervosas. O SNP é responsável por mediar funções sensitivas somáticas e motoras. Se a união se faz com o encéfalo, os nervos são cranianos, sê com a medula, os nervos são espinais. Em alguns nervos e raízes nervosas há gânglios (dilatações constituídas de corpos de neurônios); esses gânglios são sensitivos e motores viscerais (pertencentes ao sistema nervoso autônomo – SNA). Na extremidade das fibras, situam-se as terminações nervosas que podem ser sensitivas e motoras.

8. Cite e dê a função e o tipo (sensitivo, motor ou misto) de 2 nervos cranianos:

Nervo olfatório: É um nervo sensitivo e, como sugere seu nome, transmite impulsos relacionados ao olfato.

Nervo vestíbulococlear : Sensitivo, está relacionado ao equilíbrio corporal e audição.

Nervo trigêmeo: É um nervo misto: fibras motoras estão relacionadas aos músculos da mastigação; e as do tipo sensitivas, enviam mensagens dos olhos, glândulas lacrimais, pálpebras, dentes, gengivas, lábios, palato, pele da face e couro cabeludo.

Nervo acessório: Do tipo motor, enviando mensagens aos ombros, pescoço, faringe, laringe e palato mole.

9. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

(V) Cada nervo é formado pela união das raízes dorsal e ventral, as quais ligam-se respectivamente , aos sulcos posterior e anterior da medula;

(V) O ramo dorsal do nervo espinhal inerva a pele, musculatura, ossos e vasos dos membros e região antero-lateral do pescoço e tronco;

(V) Plexos nervosos são formações anatômicas onde as fibras dos ramos ventrais se entrelaçam sem perder a funcionalidade individual das suas fibras;

(F) Há 5 plexos nervosos cervical, braquial, lombar, sacral e femoral;

(V) O tronco do nervo espinhal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com