TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANATOMIA TOPOGRÁFICA DE PELE

Tese: ANATOMIA TOPOGRÁFICA DE PELE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  5.783 Palavras (24 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 24

. ANATOMIA TOPOGRÁFICA DA PELE

A pele é considerada o maior órgão humano, possuindo cerca de 1,5 a 2,0 m2 no adulto médio. Em tempos passados, esta era de grande importância em todas as culturas e merecia cuidados especiais. Qualquer alteração patológica visível na pele, como hanseníase, psoríase entre outras, constituíam pretexto de aleijamento familiar e social.Tais patologias desencadeavam atitudes negativas, tanto por parte dos indivíduos portadores de lesões como por aqueles profissionais que prestavam cuidado a estes pacientes, o que acabava influenciando diretamente a qualidade da assistência prestada.

Em decorrência das condições de vida na sociedade moderna, houve uma alteração na valoração individual e social do corpo. A medicina experimenta avanços consideráveis na área da cirurgia plástica, estética e reparadora, proporcionando aquelas pessoas que se sentem fora dos padrões de estética e beleza, o alcance do ajustamento pessoal e social, permitindo a melhoria da auto imagem.Todavia as condições socioeconômicas nem sempre permitem a maioria o acesso a este beneficio. Dessa forma é adotada uma abordagem abrangente e multiprofissional na preservação e manutenção da integridade cutânea, bem como no tratamento de suas lesões e alterações. Ressalta-se a importância do componente educacional e da participação ativa do individuo e de seus familiares no processo de preservação das estruturas teciduais.

A pele se divide em três camadas:

1. Epiderme - Camada superficial e bem fina. É formada por epitélio queratinizado, escamoso e estratificado, sem vascularização, cuja nutrição se efetua por difusão, através dos capilares situados na derme.

A constituição essencial da epiderme é determinada pelas células denominadas queratinócitos, onde esses derivam da ectoderma, e seu processo de maturação é complexo e multifatorial. Formam a camada córnea que é anucleada, achatada, com 15 a 40 células empilhada. A transformação de um queratinócito basal em um córneo se processa em torno de 26 a 42 dias nos seres humanos, acrescidos de cerca de 15 dias para descamação. A camada morta mais superficial é formada por queratina, que exerce uma barreira para germes patogênicos, além de ser quase impermeável a água.

Outras células presentes na epiderme são os melanócitos. Estes possuem organelas citoplasmáticas responsáveis pela síntese da melanina, a qual exerce papel importante na determinação da cor da pele e na sua proteção contra a ação dos raios ultravioletas excessivos.

Existem ainda na epiderme as células de merkel, que possuem grânulos citoplasmáticos, os quais contém substancias neurotransmissoras, com suposto envolvimento na percepção da sensibilidade tátil.

2. Derme – Camada um pouco mais profunda e espessa, constituída por tecido conjuntivo, subdvidindo- se em duas camadas: papilar e a reticular. A diferença entre ambas consiste no fato de que a reticular é composta por fibras colágenas e fibroblastos, enquanto a papilar situa-se na linha divisória entre a derme e a epiderme, formando evaginações na forma de papilas. Estas possuem vascularização sanguinea e linfática, nervos e receptores sensitivos, terminações nervosas responsáveis pela percepção de diferentes tipos de sensibilidade:tátil, térmica e dolorosa. Nessa camada acham-se os folículos de pilosos, os músculos eretores dos pêlos e as glândulas sebáceas.

3. Hipoderme - É constituída por tecido adiposo. Efetua a união dos tecidos vizinhos com a subcamada reticular da derme. Na junção dermo-hipodermica se acham localizadas as glândulas sudoríparas. Localizam-se na hipoderme as terminações nervosas, denominadas corpúsculos de pacini, e os vasos sanguíneos, alem de elementos celulares. A característica desse tecido é a de ser frouxo, o que lhe confere maleabilidade e elasticidade, com exceção das regiões palmares e plantares e dedos. A variação de sua espessura e a sua distribuição no organismo varia de acordo com o sexo e com a idade.

Alguns elementos podem indicar normalidade ou anormalidade, e que são conclusivas no estabelecimento de diagnostico clínico.

Coloração da pele: é determinada pelo conjunto de vários fatores, tais como os genético - raciais, individuais, regionais, sexuais, e conteúdo dos vasos sanguíneos. Um dos elementos pertencentes aos fatores genético – raciais é o pigmento denominado melanina que é produzido nos melanócitos. Os melanócitos contêm estruturas denominadas melanossomas, nos quais ocorrem síntese e a deposição da melanina pela ação da enzima tirozinase.

A coloração normal da pele é levemente rosada nos indivíduos de cor branca, mas nos indivíduos de pele escura a detecção dessa característica é dificultada. Para Porto, as alterações da coloração são: palidez, vermelhidão, fenômeno de Raynaud,cianose, icterícia, albinismo, bronzeamento solar, doença de Addison, dermatografismo ou urticária fictícia.

Outro pigmento encontrado na epiderme são o caroteno e a hemoglobina. O caroteno capta os raios solares ultravioletas e os transforma em vitamina D2 ou calciferol. Essa vitamina permite a absorção de cálcio no trato gastrointestinal e o seu déficit origina raquitismo e diminuição do cálcio sérico, alterando as condições dos músculos e desencadeando tetania. Alterações medicamentosas da hemoglobina ou em decorrência a intoxicações exógenas podem impedir a fixação do oxigênio por esse pigmento, originando cianose, cuja origem é central ou periférica.

Continuidade ou integridade: O tegumento é a parte do corpo que se expõe aos mais variados agentes, desde patológicos ate os traumáticos, abrasivos e causticantes.

Umidade, textura e espessura: são elementos indicadores de disfunção orgânica. A pele mantém-se úmida pela constante evaporação de água. A umidade de acha diminuída nos idosos, nas pessoas com distúrbios renais, em algumas intoxicações...

Textura: a pele torna-se fina, áspera ou enrugada. O estilo de vida, a atividade exercida pela pessoa, a idade, os distúrbios nutricionais e hormonais, a perda rápida e excessiva de peso, bem como a presença e a eliminação de edemas.

Temperatura: pode variar de 30 a 35,5°C, sendo o primeiro valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com