TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO INSTITUTO Empresa Planejamento e Organização Empresarial Ltda

Projeto de pesquisa: ANÁLISE DO INSTITUTO Empresa Planejamento e Organização Empresarial Ltda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O estagio foi realizado na empresa Planorh Planejamento e Organização Empresarial Ltda. A empresa atua na área de serviço contábil, consultoria e organização empresarial.

Foram realizadas atividades na área contábil, como lançamentos contábeis, auxiliando na apuração de impostos de empresa de grande porte, com seguimento na legislação de Lucro Real, tais como Supermercado, Importadoras, Farmácias. Foram realizadas também atividades de conciliação bancária, auxilio em conferência de impostos para lançamento contábil, como PIS, COFINS, CSLL, IRPJ, INSS, FGTS, dentre outros que seguem a legislação.

1 INSTITUIÇÃO ANALISADA

A empresa Planejamento e Organização Empresarial Ltda. esta há mais de 38 anos no mercado, de prestação de serviços contábeis e possui hoje aproximadamente 150 colaboradores. A matriz está localizada em Uberlândia e possui ainda mais 7 (sete) filiais (Maringá, Pouso Alegre, Ribeirão Preto, São Paulo Capital, São José dos Campos, Iturama e Brasília). O escritório conta hoje aproximadamente 500 clientes de diversos setores da economia brasileira e de diversas regiões do país principalmente sudeste e centro-oeste. O fundador e contador da empresa Sr. Edmar Ferreira da Silva conta larga experiência na área contábil e administrativa e nos relata que a empresa surgiu em meio de muitas dificuldades e contradições em relação ao mercado em expansão, entrando nesse mercado por conta própria, pois anteriormente era administrador de um grande hospital da rede privada da região do Triângulo Mineiro.

Portanto com seu espírito empreendedor viu na área contábil uma alta deficiência de profissionais qualificados e preparados para atuar com o regime de tributação do lucro real, sendo essa a sua motivação para entrar nesse novo negócio.

Hoje a empresa é uma das maiores, quando se trata de análise tributária, de prestação de serviços contábeis e tributários além de ser líder na modalidade tributária lucro real. A empresa se solidificou no mercado e no ano de 2007 e apresentou um alto índice de crescimento, demonstrando a qualidade de seus serviços e a credibilidade com seus clientes.

1.1 Missão da Empresa

Segundo OLIVEIRA (2006, p. 126), “A missão é a razão de ser da empresa. Neste ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro”.

Já segundo CHIAVENTO & SAPIRO (2003, p. 55), “Missão organizacional é a declaração do propósito e do alcance da organização em termos de produtos e de mercado”.

Oferecer serviços de contabilidade e planejamento tributário às empresas comerciais, industriais e de serviços em todo o território nacional, proporcionando soluções que superem as expectativas e visando o crescimento de nossos clientes, cumprindo as obrigações legais de forma a proteger o patrimônio das empresas.

1.2 Visão da Empresa

Segundo OLIVEIRA (2006, P. 88) A visão da empresa é conceituada como os limites que os sócios conseguem visualizar dentro de um período mais longo e uma abordagem mais ampla. A Visão Determinada o que a organização quer ser.

“A visão Organizacional – ou visão do negócio – é o sonho acalentado pela organização, Refere-se àquilo que a organização deseja ser no futuro. É a explicação de por que, diariamente, todos se levantam e dedicam a maior parte de seus dias para o sucesso da organização onde trabalham, investem ou fazem negócios.Quando mais a visão de negócios esta alinhada aos interesses dos stakeholders (colaboradores), mais ela pode atender a seus propósitos”. (CHIAVENATO & SAPIRO – 2003, p.64)

Ser reconhecida pela contribuição nos resultados de seus clientes devido ao trabalho prestado com comprometimento e dedicação e poder partilhar os resultados alcançados por cada um.

1.3 Valores da Empresa

De acordo com o CHIAVENATO & SAPIRO (2003) Os valores organizacionais são atributos e virtudes da organização, como por exemplo, o respeito ao meio ambiente, e a transparência.

Segundo OLIVEIRA (2006) É um conjunto de princípios e crenças da empresa, e fornecem sustentação a todas as suas decisões.

Os funcionários da empresa Planorh – Planejamento e Organização Empresarial têm como valores:

• HUMANIZAÇÃO - Tratar todo cliente com respeito, prevalecendo a generosidade e a solidariedade na relação;

• CREDIBILIDADE - Construir relações verdadeiras com todos os clientes, através da confiança e transparência;

• ÉTICA - Praticar conduta moral, humana e profissional despertando o orgulho de trabalhar na empresa;

• FOCO NO CLIENTE - Fazer com que o cliente se sinta sempre importante e especial;

• COMPROMETIMENTO - Agir consciente de que a participação de cada um é fundamental para o sucesso do negócio;

• RECONHECIMENTO - Valorizar a contribuição individual nos resultados com senso de justiça, compartilhando e celebrando o sucesso.

1.4 Organograma da empresa

Ilustração 1 Organograma da Empresa PLANORH - Planejamento e Organização Empresarial Ltda

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

De modo geral todas as empresas são obrigadas a escriturar suas movimentações de notas fiscais de entrada (compra de matéria prima, material secundário, material de uso e consumo, material de escritório.) e saídas (vendas de mercadorias).

É exatamente nessa escrituração dos movimentos que é possível saber qual é o imposto necessário para serem pagos.

Esse levantamento é feito através das notas fiscais que a empresa manda para o escritório escritura, e através do CFOP – Código Fiscal de Operação e Prestação que é definido se a operação fiscal terá ou não que recolher impostos.

2.1 Descrições detalhada da atividade

As atividades de estágio foram desenvolvidas na área contábil da empresa como lançamentos contábeis, conciliação bancária, verificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com