TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - PATOLOGIA

Exames: APS - PATOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  7.551 Palavras (31 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 31

Instituto de Ciência da Saúde

Curso de Fisioterapia

APS DE PATOLOGIA

Araçatuba-SP

2013

Instituto de Ciência da Saúde

Curso de Fisioterapia

APS DE PATOLOGIA

Resumo da disciplina de Patologia apresentado à disciplina de Atividade Prática Supervisionada, do curso de graduação em Fisioterapia, Unip - SP.

Araçatuba-SP

2013

Sumário

1. INTRODUÇÃO À PATOLOGIA 1

1.1 VISÃO GERAL: RESPOSTAS CELULARES AO ESTRESSE E AOS ESTÍMULOS NOCIVOS 2

1.2 CAUSAS DA LESÃO CELULAR 2

2. DISTÚRBIOS DO CRESCIMENTO, PROLIFERAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO CELULAR 3

3. ALTERAÇÕES CELULARES REVERSÍVEIS 5

3.1 DEGENERAÇÃO GORDUROSA – ESTEATOSE 5

3.2 INFILTRAÇÃO: ALTERAÇÕES PROTEICAS DO TIPO HIALINA – AMILOIDOSE 6

4. ALTERAÇÕES CELULARES IRREVERSÍVEIS 6

4.1 NECROSE 7

4.2 APOPTOSE 8

5. DISTURBIOS CIRCULATÓRIOS 9

5.1 EDEMA 9

5.2 HIPEREMIA E CONGESTÃO 9

5.3 HEMORRAGIA 10

5.4 TROMBOSE 10

5.5 EMBOLIA 11

5.6 INFARTO 11

5.7 CHOQUE 12

6. HIPERSENSIBILIDADE 12

7. PROCESSO INFLAMATÓRIO 14

8. MECANISMO DE REPARAÇÃO TECIDUAL 18

8.1 REGENERAÇÃO 18

8.2 REPARAÇÃO 19

8.3 CICATRIZAÇÃO 20

9. PIGMENTAÇÃO PATOLÓGICA 22

10. NEOPLASIA 28

10.1 DEFINIÇÃO 28

10.2 TIPOS 28

10.3 PROTO-ONCOGENES 29

10.4 GENES SUPRESSORES TUMORAIS 30

10.5 ESTADIAMENTO 30

10.6 METÁSTASE 31

BIBLIOGRAFIA 32

1. INTRODUÇÃO À PATOLOGIA

A patologia é o estudo (logos) da doença (pathos). A patologia está especificamente voltada ao estudo das alterações estruturais, bioquímicas e funcionais nas células, tecidos e órgãos que fundamentam doença. Através do uso de técnicas moleculares, microbiológicas e morfológicas, a patologia tenta explicar os porquês e as causas dos sinais e sintomas manifestados pelos pacientes enquanto fornece uma base racional para a terapia e o cuidado clínico.

Os quatro aspectos de um processo de doença são sua causa (etiologia), os mecanismos do seu desenvolvimento (patogenia), as alterações bioquímicas e estruturais induzidas nas células e órgãos do corpo (alterações moleculares e morfológicas) e as consequências funcionais dessas alterações (manifestações clínicas).

• Etiologia ou Causa: Existem duas classes principais de fatores etiológicos: genéticos (ex: mutações herdadas e doenças associadas com variantes genéticas, ou polimorfismo) e adquiridos (ex: infecciosos, nutricionais, químicos, físicos). A maioria das nossas aflições comuns são multifatoriais e surgem dos efeitos de vários estímulos externos em um indivíduo geneticamente susceptível.

• Patogenia: É a sequência de eventos na resposta das células ou tecidos ao agente etiológico, desde o estímulo inicial a expressão final da doença.

• Alterações Moleculares e Morfológicas: Alterações estruturais nas células ou tecidos que são características de uma doença ou diagnósticas de um processo etiológico. Por meio do estudo das alterações morfológicas nos tecidos e alterações químicas nos pacientes, é possível identificar a natureza e a progressão da doença.

• Perturbações Funcionais e Manifestações Clínicas: O resultado final das alterações genéticas, bioquímicas e estruturais nas células e tecidos são anormalidades funcionais que levam às manifestações clínicas (sinais e sintomas) da doença, e sua progressão.

1.1 VISÃO GERAL: RESPOSTAS CELULARES AO ESTRESSE E AOS ESTÍMULOS NOCIVOS

Quando uma célula normal recebe um estímulo/estresse, ela tenta se adaptar a ele fisiologicamente. Quando o estresse é eliminado, a célula pode retornar a seu estado original, sem ter sofrido nenhuma consequência danosa.

Se houver incapacidade de adaptação ou se a célula for exposta a agentes lesivos, acontecerá uma sequência de eventos, chamada lesão celular. A lesão celular pode ser reversível até certo ponto, mas se o estímulo persistir ou for intenso o suficiente desde o início, a célula sofre lesão irreversível e, finalmente, morte celular. As duas principais vias de morte celular são a necrose e a apoptose.

1.2 CAUSAS DA LESÃO CELULAR

• Privação de Oxigênio: a hipóxia é uma deficiência que causa lesão celular por reduzir a respiração oxidativa aeróbica.

• Agentes Físicos: Traumatismos mecânicos; Extremos de temperatura (queimaduras e frio profundo); Alterações bruscas de pressão atmosférica; Radiação; Choque elétrico.

• Agentes Químicos e Drogas: Substâncias simples como a glicose ou sal em concentrações hipertônicas, podem lesar a célula diretamente ou por perturbação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com