TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIMENSÕES ÉTICO-POLITICA E TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  3/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

AS DIMENSÕES ÉTICO-POLITICA E TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO SERVIÇO SOCIAL

(Marilda Villela Iamamoto)

Referente a este artigo, a autora Marilda Vilella Iamamoto esclarece sobre o retrocesso que estamos vivendo na atualidade, relacionando dos direitos e conquistas históricas dos trabalhadores. Com isso, se afeta a todas as classes sociais, percebendo um forte crescimento do desemprego, com sujeitos afastados de seus empregos, com um mercado cada vez mais seletivo em que muitos, pela falta de opção, se submetem a trabalhos temporários, com salários baixos, sem garantia de carteira assinada, ficando em desfavorecimento de seus direitos e benefícios enquanto trabalhador. Compreende-se então o crescimento das diversificadas expressões da questão social, que vem crescendo e se apresentando na Secretaria Municipal de Trabalho, habitação e Assistência Social (SMTHAS), em meio a todo esse desequilíbrio social.

Uma questão social que se insere muito nas demandas da SMTHAS são usuários, que desempregados, ficam limitados de pagar aluguel, em desespero e para sua própria sobrevivência e proteção a sua família vê como alternativa, invadir áreas e terreno públicos, constroem suas “casas”, com intencional provisório, vivendo em extrema vulnerabilidade e riscos sociais.

É considerável em meio a este contexto social que estamos em vivencia, que a formação e o trabalho dos assistentes sociais, sejam de modo atual, lutando pelos interesses do público que realmente acessa as políticas e tem o perfil para essa assistência, respeito a diferença de que cada sujeito é particular, com suas origem e valores de vida, pois nosso é bastante diversificado e mestiço, relacionados a suas demandas, gêneros, identidades, etnias e até mesmo classe social. É preciso ser acessível enquanto profissionais, em nossa prestação de serviços e ações.

Vejo como objetivo maior, em meu projeto de intervenção, junto a SMTHAS, o poder da comunicação, com o público-alvo, na ideia de esclarecimentos sobre assuntos de interesses deles e para eles, com o propósito de ser uma corrente de informativa, para alcançar a demais sujeitos, pois informação é sinônimo de poder.

Portanto cabe a nós, futuros e ativos profissionais do Serviço Social, garantir a qualidade no nosso fazer profissional, decifrando a novas demandas que hoje se expressam, sendo nosso maior desafio, romper com algumas teorias ineficazes, que são incompatíveis ou passíveis de reestruturação, para nossa atual realidade social.

Considera-se a necessidade da construção de um novo projeto de formação profissional, aplicado junto as lutas sociais, construindo paradigmas atuais de sociabilidade. Pensando na formação profissional, deve-se desenvolver possibilidades no combate das questões sociais, visando não somente os sujeitos como vítimas de exclusão, mas pensando também, nos profissionais, que lutam na pratica na garantia de direitos para ter direitos, preservando a sensibilidade e solidariedade, limitando então individualismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com