TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOVAS FAMILIAS NO CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

servico social

luiz carlos de sena coutinho

AS novas familias no cenário econômico brasileiro

[pic 4]

Castanhal - Pa

2014

luiz carlos de sena coutinho

AS novas familias no cenário econômico brasileiro

Trabalho apresentado Curso de Servico Social UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:Fundamento, Sociologia, Ciencias politicas e Filosofia

Prof. Roseane

        Sergio

        Wilson e Adir

 

Castanhal -pa

2014

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo mostrar como as famílias brasileiras mudaram com influencia direta da economia e com a introdução da mulher no mercado de trabalho fazendo assim surgir novas formas familiares.

 

DESENVOLVIMENTO

As relações familiares sofrem mudanças e em meados dos anos 80 a relações se tornam frágeis gerando assim um numero muito grande de separações e grande parte dessa mudança acontece porque as família estão cada vez mais pobres, o numero de adultos moradores de rua e crianças pedintes crescem vigorosamente.

As famílias assumem outros modelos de formação, o numero de família tida como base é desfeita e assim surge um numero abrangente de família chefiada por mantenedores sem cônjuges; as famílias mono parentais surgem no cenário familiar brasileiro e se fazem cada vez mais presentes, principalmente as chefiadas por mulheres.

A quantidade de mulheres que chefiam suas famílias tem se tornado muito fremente no cenário familiar brasileiro, isso se dá pelo novas oportunidades que surgiram para a mulher no mercado de trabalho, elas vem desempenhando um novo papel junto à sociedade. Porem uma quantidade muito grande de famílias encabeçadas por mulheres apresenta um quadro de pobreza quase extrema.

Com essa novas formas de família, surge também as famílias onde mais de um membro trabalha e gera rendar para manutenção do todo familiar.

As crises no mercado de trabalho força a saída de crianças da escola e as coloca nas ruas para vendas em sinal de transito, isso é uma das formas que as famílias buscam para fugir da pobreza. Isso engloba também as mulheres que começam a trabalhar pra ajudar a manter os filhos junto com o marido que até então era o mantenedor universal do antigo modelo familiar.

Entre as novas famílias surgem também as famílias formadas de pessoas do mesmo sexo.

Essas famílias tem se tornado um vetor na sociedade pois vai de encontro a tudo que temos como família. Essa formação acontece devido um grande crescimento de homossexuais com poder aquisitivo, essas famílias normalmente são bem estruturadas financeiramente e isso se torna um fator importante na hora da adoção de crianças que são abandonadas por seus pais por não terem como sustentar seus rebentos.

A adoção busca conseguir uma família para uma criança e não uma criança para casais sem filhos, tendo em vista que essa medida garanta um convívio familiar para esse menor.

Figueiredo define a adoção como:

[...] a inclusão em uma família, de forma definitiva e com aquisição de vinculo jurídico próprio de filiação de uma criança/adolescente cujos pais morreram, são desconhecidos ou mesmo não podem ou não querem assumir suas funções parentais, motivando a que a autoridade judiciária em processo regular lhe tenha decretado a perda do poder familiar. (2007, p.28)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com