TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Trabalho Universitário: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.843 Palavras (12 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO A DISTÂNCIA - CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

ATIVIDADES DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

Campo Grande-MS

Novembro/2013

CIÊNCIAS SOCIAIS

Atividades prática supervisionada - ATPS apresenta como atividade avaliativa da disciplina de Ciências Sociais do Curso de Administração do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera - UNIDERP, sob a orientação da professora à distância Ma. Mariciane Mores Nunes e do tutor presencial Adriano Borges da Cruz.

Campo Grande-MS

Novembro/2013

SUMÁRIO

1. Introdução..............................................................................................................04

2. Obra “A construção social da realidade”...............................................................05

3. Filme - A classe operária vai ao paraíso................................................................08

4. Documentário - Bumbando e Ilha das Flores .......................................................10

5. Documentário - Pajerama.......................................................................................11

6. Conclusão...............................................................................................................12

7. Referência Bibliográfica.........................................................................................13

INTRODUÇÃO

As Ciências Sociais têm como objeto de estudo as interações humanas, gerando um mundo social, e assim como ela busca como objetividade a utilização de métodos científicos. As Ciências Sociais são divididas em campos especializados, tais como: sociologia, psicologia, economia, administração, entre outras. Todas estas ciências têm como principio o comportamento humano.

2. Obra “A construção social da realidade”

Este parte do trabalho está abordando de forma geral os significados de cultura, indivíduo e sociedade, baseado no livro a Construção Social da Realidade tratado de sociologia, onde todas as fontes foram recolhidas do mesmo.

A cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais, aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade, esta definição geral pode sofrer mudanças de acordo com a perspectiva teórica do sociólogo ou antropólogo em questão, a cultura é entendida como conjunto de ideias.

De acordo com a pesquisa feita, a cultura em Campo Grande é marcada pela diversidade de costumes, música e gastronomia e reflete traços culturais singulares devido à herança deixada pelos índios e diversas raças, como a europeia, sírio-libanesa, japonesa, paraguaia, boliviana e pelos migrantes oriundos de outros Estados que aqui se radicaram.

A cultura do indivíduo está dependente da cultura de um grupo ou classe, e que a cultura do grupo ou classe está dependente da cultura de toda a sociedade a que esse grupo ou classe pertence. Podia evitar-se muita confusão se nos abstivéssemos de pôr diante do grupo o que pode ser objetivo apenas do indivíduo; e diante da sociedade como um todo o que pode ser objetivo apenas de um grupo.

A atividade propõe analisar a cultura, individuo e a sociedade no sentido de ser uma análise de como o Homem constrói o seu próprio conhecimento da realidade, tratando das relações entre o pensamento humano e o contexto social dentro do qual ele vive. Realidade esta que existe independente de nós, entendida no âmbito sociológico como sendo o conjunto de fatos que acontecem no mundo independente da vontade do indivíduo. Mas que ao ser vista e percebida em perspectivas diferentes pelos ditos Homens comuns forma o conhecimento.

Dado o contexto sociológico, o conhecimento pode ser definido como a interpretação que o indivíduo faz da sua realidade, são os aspectos que o indivíduo pensa que compõem a realidade. Realidade esta que ainda apresenta-se de forma sui gêneres entre a facticidade objetiva e o significado subjetivo.

Se fosse para reproduzir em poucas palavras a essência do entendimento do livro, sintetizaria focando que a realidade da qual temos consciência, o conhecimento que temos dela, é um produto da sociedade. Sociedade essa construída pelo próprio homem.

A obra explora a questão apresentada passando por uma abordagem dos aspectos sociológicos da realidade e conhecimento, pela análise dos fundamentos do conhecimento na vida cotidiana, pela análise da sociedade como realidade objetiva e pela análise da sociedade como realidade subjetiva.

Na sequencia deste trabalho estão apresentados os aspectos considerados relevantes na obra analisada, expostos segundo a estrutura da própria obra.

A relação entre o indivíduo e o mundo social é ditada pela percepção do mundo que o indivíduo tem, que passa a ser o seu conhecimento, e que construiu influenciado pelo próprio mundo e pelo seu significado subjetivo. A intersubjetividade também está presente na realidade cotidiana, ao participar do mundo junto com os demais indivíduos.

A estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com