TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIRCUITOS LÓGICOS

Trabalho Escolar: ATPS CIRCUITOS LÓGICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

CAPÍTULO 1. Família TTL e CMOS

Passo 1

Família TTL e CMOS

Família TTL são produzidos em duas séries comerciais: a série 74XX e a 54 XXX, sendo esta última denominada série militar ou profissional, devido à maior margem de variação nas especificações de alimentação e temperatura, assegurando a confiabilidade no desempenho em condições máximas.

Alimentação: temos para todos os blocos uma alimentação de 5V. Para a série 54 temos Vcc mínimo = 4,5V e Vcc máximo = 5,5V que são valores dentro da especificação militar de 10% de tolerância. Para a série 74, temos Vcc mínimo de 4,75V e Vcc máximo =5,25v que são valores dentro da especificação comum de 5% de tolerância.

Fan-out: Na versão padrão, o Fan-out é igual a 10, ou seja, pode-se ligar à saída destes blocos, no máximo outros 10 blocos.

Tempo de atraso de propagação: Em média de 10ns.

Imunidade ao ruído: De maneira geral é igual a 0,4V, e é considerada baixa em relação à CMOS.

Potência Dissipada: É da ordem de 10mW por porta.

Tipos: Podemos destacar os blocos open-collector, tri-state e schimitt-trigger.

Família CMOS são construídos por transistores MOS-FET complementares do tipo canal N e canal P. Suas configurações básicas permitem obter-se uma série de vantagens, tais como: alto Fan-Out, alta margem de imunidade ao ruído e baixíssimo consumo, sendo esta uma das principais

características.

Alimentação: temos para as séries 4000 e 74C, a faixa de 3V a 15V, para a versão HC, a faixa de 2V a 6V e para a HCT de 4,5V a 5,5V. Para as séries de baixa tensão, a faixa de 1V a 3,6V para a LV, e 1,2V a 3,6V para a LVC.

Fan-out: Na versão padrão, o Fan-out é igual a 50, porém varia conforme as versões empregadas.

Tempo de atraso de propagação: Em média de 90ns.

Imunidade ao ruído: De maneira geral é igual 45% de Vdd (tensão de

alimentação).

Potência Dissipada: É da ordem de 1nW por porta da série 4000 e 2,5nW na 57 série 74HC, a uma tensão de alimentação de 5V.

Manuseio: Esta família necessita, ao contrário da TTL, um cuidado extra no manuseio dos circuitos integrados, que devido à eletricidade estática, provoca a degradação das junções internas dos chips, comprometendo sua vida.

CAPÍTULO 2. Funções e Portas Lógicas

A facilidade do processamento de números binários decorre da existência de apenas dois dígitos, 0 e 1 (bit), que podem ser representados por 2 níveis de tensão (por exemplo 0 = 0 volt e 1 = 5 volts). Os símbolos representam um bloco lógico com uma ou mais entradas lógicas a, b, etc. E uma saída lógica s. As entradas e saídas lógicas só assumem valores correspondentes aos níveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com