TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATÍTICA

Artigo: ATPS ESTATÍTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho tem por objetivo apresentar as etapas 2,3 e 4 da ATPS da disciplina de Contabilidade Intermediária, demonstrando temas importantes para o nosso aprendizado e a necessidade do uso das contas nas empresas.

Atualmente, não existe empresa que não tenha o departamento de contabilidade, para estar elaborando toda a parte do balanço patrimonial, e o dre da empresa, para poder estar analisando se a empresa está com seu lucro positivo ou não.

Regime de Caixa

São consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no respectivo exercício, sendo contabilizadas no momento que entram no caixa, mediante pagamento em dinheiro ou equivalente, independente da data da ocorrência do fato gerador.

Este sistema é mais usado por micro ou pequenas empresas, onde adotam o lucro presumido e o simples nacional, tendo apenas como utilidade o seu objetivo gerencial. No Brasil, se a empresa escolher por esse tipo de regime contábil, ele deverá permanecer com o mesmo durante todo o ano base.

Geralmente quem mais utiliza esse método para a preparação das demonstrações financeiras, são as entidades publicas, onde o objetivo governamental é definir os propósitos dos recursos que tenham recebidos para utilização publica, e manter também o controle orçamentário da atividade.

Uma das vantagens do Regime de Caixa seria evitar o pagamento de quantias que ainda não foram recebidas, como por exemplo, cheque sem fundou, ou calote, sendo necessário o empresário declarar o tributo até o ano subsequente e pagar este tributo (mesmo que não recebeu) até janeiro do segundo ano, e assim sucessivamente.

É necessário ter um controle extremamente rigoroso, do que entra e sai da empresa, o que foi pago, e o que a empresa tem a receber, sempre alimentando o seu controle do Fluxo de Caixa.

Mas para isso, é necessário que o administrador da empresa, também tem que ter conhecimentos em contabilidade, para que não haja transtornos possíveis, como fraudes contábeis, ocasionadas tanto por profissionais de dentro da empresa, como também de terceiros.

A seguir iremos apresentar os conceitos mais importantes, imprescindíveis, que um administrador tem que conhecer, tais como: Regime de Competência e caixa, Contas Redutoras do ativo e Passivo e Conhecimento sobre a Folha de Pagamento e seus cálculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com