TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FETRANS

Artigos Científicos: ATPS FETRANS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdades Integradas Torricelli Anhanguera

Engenharia Elétrica

ATPS - FETRANS

Nomes : RA:

Guarulhos 30 de Setembro de 2013

Normalmente os tanques de combustível nos automóveis ficam localizados na parte traseira e a um nível inferior ao motor, fazendo assim necessário um sistema de bombeamento para que esse fluido localizado no tanque chegue até os bicos injetores. Existem dois tipos de bomba de combustível, as mecânicas que se situam necessariamente no compartimento do motor, pois são acionadas por este, e as elétricas que são instaladas normalmente próximo ao tanque ou dentro dele, afastada do motor e do calor por este liberado.

Bomba de gasolina mecânica

Consiste numa câmara dividida por um diafragma. A parte superior contém um filtro e um copo de sedimentação e apresenta duas válvulas com molas para regular o fluxo da gasolina.

Na parte inferior encontra-se uma mola que regula a pressão de alimentação da gasolina e uma haste de comando (braço ou alavanca) acionada pela árvore de comando das válvulas.

O diafragma é alternadamente impelido para baixo pela haste e para cima pela mola. Quando o carburador está cheio e a válvula de agulha fechada, não se verifica qualquer passagem de gasolina e o diafragma permanece na sua posição inferior. Em conseqüência, a haste de comando oscila sem acionar o diafragma. As bombas mecânicas são muito eficazes; contudo, funcionam apenas com o motor trabalhando e apesar de isolados, estão sujeitos a ação do calor do motor.

Bomba de gasolina elétrica

As bombas elétricas tem o mesmo princípio das bombas mecânicas, bombear combustível. Existem duas posições onde são colocadas, internamente, no tanque de combustível e externamente, nas tubulações que levam a gasolina até o motor. Quanto aos tipos de bombas temos: de roletes e paletas.

Fonte: http://fazerfacil.com.br/carros/bomba_gasolina.htm

Para transferir o combustível do tanque para a garrafa, devemos coloca - lá em nível inferior ao tanque. Enchendo-se a mangueira com líquido e colocando - a no recipiente mais alto, a diferença de pressão sobre o líquido nas extremidades do tubo provoca o fluxo do conteúdo do recipiente superior para o inferior, até que o nível de ambos coincida.

Esse fenômeno pode ser entendido considerando-se a pressão do líquido em cada lado da mangueira, na parte mais alta. Já na parte mais baixa a pressão é igual à pressão atmosférica menos a pressão equivalente à altura da coluna de líquido presente nessa mangueira. Sendo assim o fluxo se dá necessariamente do segmento de maior pressão para o de menor.

Fonte: http://ns.crescimento.com/fisica/fisica2.php

O horário mais vantajoso para abastecer um automóvel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com