TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FUNDAMENTOS II

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.282 Palavras (14 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO GOIÂNIA – UNIEDUCAÇÃO (7109)

CURSO: SERVIÇO SOCIAL - II

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS - METODOLÓGICOS        

                           DO SERVIÇO SOCIAL I

ACADÊMICOS (AS):

GILSON JOSÉ SOUZA – RA:

LEILA MÁRCIA SILVA CRUZ – RA: 391132

MARIA ALICE SANTOS SOUZA – RA:

PATRÍCIA NATAL MOURA – RA: 396052

SANDRA ALVES DE OLIVEIRA RIBEIRO – RA: 396039

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS

 DO SERVIÇO SOCIAL I

Tutor (a): Cleide Aparecida dos Santos

GOIÂNIA

14 a 19/09/2012

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS

 DO SERVIÇO SOCIAL I


Relatório parcial Nº1 – Sobre o Filme Tempos Modernos

Relatando o filme “Tempos Modernos”, com escritor, ator e diretor Charles Chaplin; conhecido no Brasil como Carlitos. O clássico retrata a transição do sistema feudal e a era da Revolução Industrial iniciada na década de 30 na Inglaterra.

 O ponto que culminou na era Moderna, foi a troca de ferramentas manuais pelas maquinas, isto é a manufatura para maquino fatura. No filme mostra fortemente como o trabalho era mecanizado, levando o trabalho escravo, sem direitos trabalhistas, como por exemplo: horário de almoço e a elevada carga horária de trabalho que chegava até 18h por dia, chegando ao estresse estremo, problemas psicológicos, o alcoolismo, doenças por exercício repetitivo e outros.

Neste mesmo momento, na década de 30, o Brasil com excesso  de mão-de-obra, que foi gerada pela  saída de um grande massa de camponeses (êxodo rural), para as grandes  cidades o que favoreceu os industriários, pois eles poderiam contratar pessoas com baixo salários, ainda exigindo uma maior demanda na produção, surgindo também a grande necessidade de  investimentos nas fabricas e lógico investimento com infra estrutura como: abertura de estradas, energia e outros

Todos com o mesmo desejo de alcançar uma nova qualidade de vida e sustentabilidade para suas famílias, relatados por aquele jovem casal e assim como no Brasil, milhares de outros pais de família hoje, com o sonho da casa própria, alimentação adequada, emprego digno que até naquele momento nada mais era do que:  um sonho bem longe, assim como o de milhares, retratado na sociedade como um todo.

Podemos observar então, neste paralelo a forte presença da burguesia (classe dominadora), em uma escala diferenciada dos trabalhadores, onde os burgueses gozavam de todas as mordomias com seu acumulo de riquezas e a classe trabalhadora (dominada) buscava meios de sobrevivência de maneira errônea, mas aos seus olhos seria a única alternativa, como o roubo, latrocínios, prostituição, saqueando comércios, restaurantes e outros.

Na época, de uma forma crítica e arrasadora, o autor, relata fatos puramente reais, ao de exprimir um governo que lutasse pela classe trabalhadora, um desejo de um Estado democrático.

A partir daqui, surgia então manifestações por um Brasil melhor, de um lado povo com seus sonhos e ideais, por outro lado o Estado e a burguesia (dono das fábricas) de uma forma agressiva e manipuladora. Manifestos que ganhavam força e direitos, impondo um novo ritmo para as manifestações dos trabalhadores, nascendo aqui movimentos trabalhistas como:

Movimento Ludismo, conhecido como “quebradores de máquinas”, eles entravam nas fábricas e quebravam máquinas e equipamentos, era uma forma de protestos.

Movimento Cartista – conhecido como “Carta do Povo”, foi um movimento mais brando na forma de atuação, eles reivindicavam por via políticas, conquistando vários direitos para a classe trabalhadora.

Como a visão da classe dominante (burguesia), era justamente: lucros, acúmulo de riqueza, controle do sistema de produção expansão dos negócios, acarretando então uma grande queda nos salários, visto que o numero de desempregados era maior que a oferta de empregos, então era aceito pelos operários qualquer oferta de salarial.

No mesmo tempo o Brasil lançou mão das políticas publicas emergenciais, problemas oriundos desse período de transição, surgindo então à necessidade de movimentos Sociais e Assistência Social no Brasil.

Com riquezas de detalhes no texto sugerido e no filme, o Estado por sua vez, pode se dizer que era um poder descentralizado, atua no controle e regulação do mercado, através da política salarial e sindical  e atuava também no movimento assistencial,  aí entra também a Igreja Católica dando ênfase ao recristianizar, formatando nas mentes das sociedades, que no que diz a respeito, o que se passava naquele momento com o cidadão era vontade Divina, ou seja seria uma forma de alienação da sociedade,

Neste mesmo momento percebemos no paralelo, a importância da intervenção do Serviço Social e a relevância junto à sociedade, com a criação e execução de política publicas para que venha minimizar esta diferença social, dentro desta percepção foi Marcada a necessidade da reconceituação do Serviço Social no Brasil, como foi visto no texto indicado. (Social e Assistência Social no Brasil)

Chegamos a conclusão que o filme, retrata a indignidade do homem ao sistema capitalista em havia uma alienação por parte da classe dominante ao proletariado, onde neste período não havia o mínimo de respeito ao ser humano, o seu trabalho era dito como trabalhadores escravo.

Relatório parcial Nº2 – Serviço Social: Identidade e Alienação.

Este relatório, e realizado através do texto de Maria Lucia Martinelli, Serviço Social: a ilusão de servir: identidade e alienação, onde a equipe analisou as questões propostas dentro desta ATPS, chegando a um consenso de que a prática do serviço social pertencia a uma classe de profissionais alienados alienantes e alienadores sendo assim os agentes sociais não tinham consciência que sem uma identidade própria assumia uma falsa, atribuída pelo fortalecimento do capitalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com