TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Matemática Aplicada

Projeto de pesquisa: ATPS - Matemática Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.544 Palavras (23 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 23

ATPS - Matemática Aplicada

azer um levantamento sobre as profissões de nível médio ou superior em jornais de grande circulação, nas seções que tratam das ofertas de emprego.

Enumerar as 10 (dez) profissões mais requisitadas, tabulando os dados coletados e apresentando os resultados percentuais relativos ás ofertas de emprego.

Pesquisas realizadas em grandes jornais de circulação apontam os cargos com maiores ofertas de empregos no país nos últimos meses.

1- Vendedor; 2- Analista;

3- Engenheiro;

4- Mecânico;

5- Operador;

6- Pedreiro;

7- Técnico;

8- Supervisor;

9- Professor;

10- Auxiliar.

Escolher uma das profissões mencionadas e pesquisar sobre suas características e/ou habilidades exigidas.

ATRIBUIÇÃO DO CARGO DE ANALISTA DE CONTABILIDADE

Realiza classificação de documentos contábeis; Emite balancetes e realiza conciliação de contas; Realiza conciliação contábil; Controla o ativo imobilizado da empresa; Elabora e emite relatórios da área; Faz e providencia a entrega de declarações de imposto de renda de pessoa jurídica, de débitos e créditos tributários federais e declaração de créditos e tributos federais; Calculam impostos a serem recolhidos; Atende auditores e fiscais; Acompanha e controla o faturamento; Elabora programação de desembolsos financeiros a serem realizados; Elabora declaração cadastral e documento de informação municipal; Analisa e emite parecer sobre laudos periciais.

Realizar uma entrevista com um profissional da área pesquisada, seguindo roteiro abaixo:

Entrevistador: Qual o seu Nome?

Entrevistado: Thais Oliveira Serpa Santos

Entrevistador: Empresa onde trabalha e tempo de atuação na profissão?

Entrevistado: Empresa de Desenvolvimento de Campinas S/A –EMDEC, trabalho aproximadamente a 01 (um) Ano.

Entrevistador: Atividades básicas da profissão?

Entrevistado: Orienta e executa atividades relativas a análises, classificações e conciliações contábil-financeiras para gerar o processo de pagamento/recebimento da empresa. Participar na confecção dos balanços e balancetes, e elaborar relatórios contábeis e demais demonstrativos do setor.

Entrevistador: Media salarial do profissional na área?

Entrevistado: A media salarial de Analista em inicio de carreira giram em torno de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00.

Entrevistador: Cursos de formação e aperfeiçoamento.

Entrevistado: O analista da área de contabilidade pode estar cursando o Superior em Ciências Contábeis. Conhecimentos gerais também são fatores relevantes para o profissional da área, assim como o conhecimento em informática, principalmente em EXCEL, Matemática financeira e outras.

Reunir todos os conteúdos desenvolvidos nessa Etapa e redigir um texto com no máximo três páginas, enfatizando as profissões mais requisitadas. Em seguida, analisar a profissão escolhida, suas características e as habilidades exigidas. Verificar por fim a qualificação do profissional pesquisado e comparar sua média salarial com aquilo que é oferecido no mercado. Reservar o arquivo para ser entregue ao final desta ATPS.

Analisando as pesquisas realizadas sobre as profissões constatamos que as ofertas de empregos estão em grande crescimento nas grandes metrópoles e nos centro urbanos. Devido o otimismo do comercio, logo após do governo lançado um pacote de estímulos ás indústrias e também a redução de juros praticados por Bancos públicos, alanvacou-se a contratações de profissionais na área de vendas. Com a constante demanda de crescimento, o setor oferece também grandes oportunidades de ascensão profissional, como, Auxiliares, Supervisores, Coordenadores e outros cargos.

Pesquisas mostram que o mercado de trabalho também oferece ótimas ofertas de emprego nas ares técnicas e tecnológicas, uma excelente noticia para quem opta e realizam cursos nesses segmentos. Mas infelizmente as empresas encontram dificuldades para suprir a falta de profissionais qualificados de nível técnico, por escassez destes profissionais. Dados fornecidos pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) dão conta da falta de candidatos recém-formados e até mesmo estagiários para preencher as vagas geradas pelas empresas associadas à instituição em todo o Brasil. O próprio CIEE constata que estudante não acredita no potencial de empregabilidade no curso técnico. E ainda uma empresa de Recursos Humanos, afirma que, nos últimos anos, os segmentos automotivos, construção civil, óleo e gás, mineração e o mercado financeiro se deram conta de que muitas funções, antes executadas por engenheiros, poderiam ser substituídas por profissionais de nível técnico. E, segundo ele, a falta de profissionais com formação adequada rapidamente gerou escassez no mercado de trabalho e grande procura pelos profissionais técnicos.

O setor da construção civil no Brasil vem sofrendo crescimentos consideráveis, devido à grande demanda nos últimos anos para este mercado. Com a concorrência cada vez mais equilibrada entre grandes e pequenos empreendedores, o setor estratégico destas empresas passou a dar uma maior importância para as técnicas de Planejamento, controle da produção e também a qualidade dos bens e serviços oferecidos. Por isso, que foi o setor que gerou mais oportunidades de empregos nos últimos anos. Mas o setor encontra o mesmo de outros grandes segmentos as faltas de mão-de-obra qualificada, diante desta situação, empresários investem criativamente em aprimoramento de profissionais, onde as empresas determinam os setores de maior carência e os cursos são estudados e formatados.

Já o cargo de Analista esta em constante crescimento em todos os setores e segmentos, em especial o cargo de Analista Contábil que tem com características e habilidades. Realiza classificação de documentos contábeis; Emite balancetes e realiza conciliação de contas; Realiza conciliação contábil; Controla o ativo imobilizado da empresa; Elabora e emite relatórios da área; Faz e providencia a entrega de declarações de imposto de renda de pessoa jurídica, de débitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com