TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - NOÇÕES ATIVIDADES ATUARIAIS

Monografias: ATPS - NOÇÕES ATIVIDADES ATUARIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  1.350 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

7ª série - 2014

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

ACADÊMICAS RA

Título: A Atividade de Seguros no Brasil

Jundiaí - SP

2014

AUTORES

Título: A Atividade de Seguros no Brasil

Atividades Práticas Supervisionadas como requisito parcial da disciplina Noções de Atividades Atuarias ministrado pelo Professor EAD Luiz Manuel Palmeira, do curso de Ciências Contábeis

Prof. EAD: Luiz Manuel Palmeira

Profª Esp.TTD: Eionyr Moraes Barbosa

Profª Esp. TTPRE:Rose Bueno

Jundiaí - SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................1

DESENVOLVIMENTO:

ETAPA 1.......................................................................................................2 a 4

ETAPA 2.............................................................................................................5

ETAPA 3.......................................................................................................6 a 7

CONCLUSÃO......................................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................9

INTRODUÇÃO

Esta ATPS foi elaborada com a finalidade de conhecermos a história da atividade de seguros no Brasil e os diversos instrumentos de seguros utilizados no mercado.

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.

O principal objetivo da disciplina Noções de Atividades Atuariais é capacitar o aluno a entender a dinâmica de cálculos de instrumentos financeiros no mercado atuarial e de seguros, através da elaboração e interpretação de exercícios de juros simples e compostos até a execução de instrumentos e contratos de seguros.

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1

1. Como surgiu o seguro no Brasil?

A atividade de seguros no Brasil teve início com a chegada da Família Real e a abertura dos portos ao comércio internacional, em 1808. A primeira sociedade de seguros a funcionar no país foi a Companhia de Seguros BOA-FÉ, em 24 de fevereiro do mesmo ano e, tinha por objetivo operar no seguro marítimo.

Neste período, a atividade seguradora era regulada pelas leis portuguesas. Os seguros terrestres só passaram a ter uma regulamentação específica com a promulgação do Código Civil em 1916.

Em 1855 a Companhia de Seguros tranquilidade foi autorizada a funcionar tornando-se a primeira a comercializar os seguros de pessoas.

A primeira empresa estrangeira autorizada a operar no Brasil foi a Companhia de Seguros Garantia, da cidade do Porto em 1862.

O sindicato dos corretores de seguros e o sindicato das seguradoras foram criados em 1932 e 1933 no Rio de Janeiro. A profissão de corretor de seguros foi regulamentada em 1964, pela Lei n. 4.594.

Em 1939, foi criado o Instituto de Resseguros do Brasil (atual IRB-Re), por meio do Decreto de Lei n. 1.186 para proteger o mercado brasileiro de seguros contra a presença de companhias estrangeiras.

Em 1966, o governo instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados criando o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Em 1951 é fundada a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg). Em 1971 é criada a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), promovendo o aperfeiçoamento do mercados de seguros e da capacitação de profissionais nesta área.

2. Quais os elementos e definição de seguro?

Segundo Althearn (1981) o seguro é ”um plano ou dispositivo social que combina os riscos de indivíduos de um grupo, utilizando fundos contribuídos pelos membros desse grupo para pagar pelas perdas”.

Já Souza (2002) define seguro como: “uma operação que toma forma jurídica por meio de um contrato, em que uma das partes (segurador) se obriga com a outra (segurado), mediante o recebimento de uma importância estipulada (premio), a compensá-la (indenização) por um prejuízo (sinistro) resultante de um evento futuro, possível e incerto (risco), indicado no contrato.”

Portanto os elementos do seguro são:

• Segurado: é a pessoa física ou jurídica que contrata o seguro em seu beneficio pessoal ou de terceiros.

• Seguradora: é uma instituição que tem o objetivo de indenizar prejuízos involuntários verificados no patrimônio de outrem, ou eventos aleatórios que não trazem necessariamente prejuízos, mediante recebimento de prêmios.

• Risco: é o evento incerto ou de data incerta que independe da vontade dos contratantes e contra o qual é feito o seguro, podendo ser entendido como a expectativa de sinistro.

• Apólice: é o instrumento do contrato de seguro pelo qual o segurado repassa a seguradora a responsabilidade sobre os riscos que possam advir.

• Sinistro: ocorrência de acontecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com