TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Pesquisas Acadêmicas: ATPS - NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa1

A Gestão de Risco Atuarial

Resolução CFC nº 1282/10 de 28 de maio de 2010.

Atualiza e consolida dispositivos da resolução CFC nº. 750/93, que dispõe sobre os princípios fundamentais de contabilidade.

A Resolução CFC Nº 1282/10 atualiza e consolida o preceito da Resolução CFC 750/93 que dispõe sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC).

Primeiramente o Artigo pronuncia que o titulo “Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC)” citados na Resolução CFC 750/93 passam a intitular-se somente de “Princípios de Contabilidade (PC)” e incluem uma nova redação no “CONSIDERANDO”: “CONSIDERANDO a necessidade de prover fundamentação apropriada para interpretação e aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade”.

Visando a melhor compreensão de seus usuários com exceção ao o Princípio da Entidade todos os princípios da contabilidade receberam uma nova redação. O Princípio da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA foi revogado pela Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10, e os princípios passam a ser somente os da ENTIDADE, CONTINUIDADE, OPORTUNIDADE, REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL, COMPETÊNCIA e PRUDÊNCIA. E dessa forma também foi revogada a Resolução CFC n.o 774/94 que dispõe Apêndice I-Res. CFC 750/93 Princípios Fund. Contabilidade a Resolução CFC n.o 900/01 que dispõe Princípio da Atualização Monetária.

O Princípio da CONTINUIDADE embora tenha recebido alterações em sua redação mantém o mesmo sentido, presume que a empresa não deixara de existir, pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro.

O Princípio da Oportunidade diz que devem ser contabilizadas as variações do patrimônio da empresa imediatamente quando elas ocorrem, a nova resolução cita que é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.

O Princípio do Registro pelo Valor Original indica que em moeda nacional os elementos do patrimônio precisam ser registrados por valores originais.

O Princípio da Competência indica que independentemente do recebimento ou pagamento as transações precisam ser reconhecidas nos períodos que ocorrem.

O Princípio da Prudência prevê a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO. A nova resolução criou um Parágrafo Único:

“Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.”

A Resolução entrou em vigor em 02 de junho de 2010, data em que foi publicada no Diário Oficial.

Introdução à Atuária

Origens e evolução da ciência atuarial

O inicio da ciência atuarial se deu pela necessidade de dar segurança aos indivíduos de uma sociedade. Atualmente a ciência é formada pela análise de riscos, especialmente na gestão de fundos de pensão e seguros.

Inicialmente na Inglaterra e na Holanda por volta do século XVII, os governos negociavam títulos públicos que certificavam ao comprador uma renda vitalícia. Para que o Governo não tivesse perdas futuras, foram destinados aos melhores matemáticos da época o serviço de com o Maximo de exatidão calcular o valor que deveria ser cobrado pela venda.

Dessa forma foi-se compondo uma base para da matemática atuaria, especialmente após a analise das probabilidades e da expectativa de vida humana feito por estudiosos como Pascal, Graunt , Edmond Halley, e De Witt.

Primeiramente a ciência atuarial tinham como o principal objetivo estudar a mortalidade da sociedade, porem a chegada do século XX, fez com que os estudiosos aperfeiçoassem mas suas analises em temas econômicos e financeiros, por causa da grande inclusão das empresas de seguro e pensão no mercado.

Entre os séculos XVIII e XX, foram feitas muitas estatísticas referente a mortalidade, e também foram aprimorados muitas ferramentas para o cálculo atuarial.

Em 1895 aconteceu o 1º Congresso Internacional de Atuária em Bruxelas, e a partir desse momento as seguradoras começaram a vender seguros de vida e outros produtos específicos cada vez mais desenvolvidos.

Fundamentos

A atuária se fundamentou sob o principio do mutualismo, onde grande quantidade de pessoas ou empresas efetuam o pagamento de seguro, e a Seguradora aplica os recursos arrecadados, dessa forma podendo reembolsar as percas causados por danos aos bens segurados.

E também teve seus fundamentos através da Lei dos grandes números, que diz que quando um fato ocorre diversas vezes, a probabilidade de um fato tende para a probabilidade teórica.

O Risco

Risco é chance de ocorra em determinado momento um fato que gere prejuízo econômico. O risco deve ser: Possível, Incerto, Futuro, Independer da vontade humana, Mensurável, Homogêneo e não catastrófico.

O Seguro

Com a necessidade do homem de controlar os seus riscos, surgiram os seguros. O seguro é um acordo em que uma seguradora compromete a pagar casuais prejuízos econômicos, e em troca recebe uma quantia monetária, que se da o nome de prêmio de seguro, para que possa se responsabilizar por esse prejuízo.

ETAPA 2

Fundos de Pensão: Risco Atuarial.

A arte de administrar riscos

Apesar da introdução da tecnologia no desenvolvimento da atividade de gerir riscos, esta função ainda é uma tarefa que exige muito de seus profissionais, tanto por parte de conhecimentos específicos, quanto por parte da sensibilidade em conhecer possíveis fatos que possam impactar nos negócios da organização.

Os profissionais do ramo atuário precisam lidar com fatos desconhecidos, que não são esperados, como temporais órgãos reguladores, ciclos econômicos crises financeiras, entre outros.

É praticamente impossível mensurar um risco com total certeza, o mercado cria estimativas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com