TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Química

Ensaios: ATPS Química. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

Engenharia Civil

A Indústria do Alumínio

Disciplina: Química

Professor Guilherme

Aluno RA

Aluno RA

Aluno RA

Aluno RA

Aluno RA

São José dos Campos

SUMÁRIO

1. Etapa 03...................................................................................................................................3

2. Etapa 04...................................................................................................................................4

3. Bibliografia................................................................................................................................5

1. Etapa 3 – Passo 3

No processo industrial de obtenção de 40 kg de alumínio, são geradas quantas toneladas de CO2?

A partir da mineração até a reciclagem o total de emissões é de 4.2 t de CO2 por tonelada de alumínio.

Quantos quilos de Bauxita são necessários para produzir 40 kg de alumínio?

Para produção do alumínio são necessários cerca de 5t de bauxita, para produzir 2t de alumina e conseqüentemente 1t de alumínio pelo processo de redução. Portanto para produção de 40 kg de alumínio são necessários 200 kg de bauxita.

Considerando as informações sobre quantidade de alumínio usado nos veículos e percentual de reciclagem. Analisar a situação do Brasil e dos Estados Unidos e refletir sobre a participação desses dois países com relação aos aspectos ambientais.

A utilização do alumínio é como principal matéria prima para fabricação de automóveis nas indústrias automobilísticas com exemplo a AUDI nos EUA.

O Brasil por sua vez, na utilização do alumínio no setor de transportes esta muito atrás dos Estados Unidos; os motivos para essa dificuldade segundo as montadoras nacionais é o seu alto custo. Um retorno a longo prazo pois é grande a falta de qualidade nas estradas brasileiras.

A reciclagem no Brasil é em média 33% o que supera os 27% da média mundial. Quando o assunto é reciclagem o Brasil é pioneiro; em 2010 foram mais de 17 bilhões de unidades de latinhas de bebidas recicladas.

Passo 4

Discutir com os colegas a frase: “A reciclagem do alumínio contribui para o desenvolvimento sustentável”.

O alumínio é amplamente utilizado pela indústria de diversas maneiras. Tal versatilidade se deve às suas propriedades e excelente performance na maioria das aplicações. Suas técnicas de fabricação permitem a manufatura do produto acabado a preços competitivos. Cada segmento utiliza o metal na forma mais adequada às suas finalidades, de acordo com os diferenciais e propriedades de cada produto.

Alumínio é o primeiro nome lembrado quando o assunto é reciclagem. A reciclabilidade é um dos principais atributos do alumínio e reforça a vocação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com