TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Report Physics

Tese: ATPS Report Physics. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Tese  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório ATPS Física ETAPA 3

O movimento retilíneo uniformemente variado, pode ser definido como o movimento de um móvel em relação a um referencial ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante. Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais.

Desprezando a resistência do ar, a força que atua sobre o móvel é a força peso. A força peso vai acelerar o móvel de forma que a sua velocidade aumentará de 9,8 m/s em cada segundo. O móvel terá uma aceleração de 9,8 m/s2, que é constante para corpos próximos à superfície da Terra e é denominada aceleração da gravidade.

Com relação ao lançamento oblíquo (movimento de toda a trajetória do móvel), temos que: Um movimento oblíquo é um movimento parte vertical e parte horizontal, onde o móvel se deslocará para a frente em uma trajetória que vai até uma altura máxima e depois volta a descer, formando uma trajetória parabólica. Para estudar este movimento, consideramos o lançamento como sendo o resultante entre o movimento vertical (y) e o movimento horizontal (x). Além disso, algumas observações foram feitas:

Durante a subida, a velocidade vertical diminui, chega a um ponto (altura máxima) onde , e desce aumentando a velocidade.

O alcance máximo é a distância entre o ponto do lançamento e o ponto da queda do corpo, ou seja, onde y=0.

A velocidade instantânea é dada pela soma vetorial das velocidades horizontal e vertical, ou seja, .

O vetor velocidade é tangente à trajetória em cada momento.

Relatório Passo 3 ETAPA 5

A plena capacidade de acesso e, consequentemente, de participar dos benefícios de se colocar em órbita satélites que servirão para comunicações, meteorologia, observação da Terra e posicionamento, por exemplo, ainda é privilégio de poucos. E o Brasil com a presença da Agência Espacial Brasileira se torna um desses, capaz de fortalecer a soberania nacional com o lançamento de satélites artificiais e até mesmo foguetes.

A importância dos satélites está na observação da Terra através de câmeras, fazendo o mapeamento e o monitoramento ambiental. A tecnologia espacial permite a previsão da safra, a quantidade de alimentos que será produzida a cada ano e, principalmente, o tempo, ainda mais agora nesse cenário de mudanças globais e climáticas.

Temos a maior floresta do mundo e nossa responsabilidade ambiental é imensa perante o resto da comunidade internacional. Sem falar em comunicação via satélite, que coloca aquelas comunidades mais remotas, aonde não chega fibra ótica, em contato com o resto do Brasil, e colocar o estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com