TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS –tema: A Importância do Trabalho em REDE

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

O termo REDE origina-se do latim RETIS, e é definido pelos dicionários da língua portuguesa como o entrelaçamento de fios com aberturas regulares, capazes de formar uma espécie de tecido.

A partir da noção de entrelaçamento assim como da estrutura reticulada a palavra REDE foi ganhando novos significados, de modo a caracterizar- se diante das mais diferenciadas situações.

A importância do trabalho em Rede tem por objetivo difundir como uma ferramenta, para o desenvolvimento da instrumentalidade do Serviço Social, diante de problemas sociais.

O termo REDE em sua multiplicidade de significados, assim como, uma proposta de ação. Reflete um modo de funcionamento social, em que as partes que a compõem se encadeiam contribuindo da sua forma, a partir de suas atribuições e da sua capacidade de se conectar, construindo vínculos. Essas conexões dizem respeito a uma cultura de funcionamento, repetições de papéis, troca de informações, influências, conhecimento e disponibilidade.

O trabalho em rede é estratégia de gestão social que se habilita como instrumento de trabalho, não se reduz apenas à articulação, mas necessita de conhecimento específico para sua concretização para organizar o alinhamento de objetivos a serem alcançados. Em um trabalho de REDE é necessário que todos atores definam o bem público que desejam produzir, os serviços e resultados que desejam oferecer e os objetivos que a REDE deverá alcançar. Para que isso ocorra a contribuição dos participantes é essencial, como também o compartilhamento para todos os níveis da REDE. Vale destacar que todo esse processo tem que ser originar a partir da base da REDE, isto é, das entidades, serviços que estão no território e seguir para as esferas maiores da gestão social.

O trabalho em REDE se tece com mobilização de pessoas físicas e jurídicas, é possível constatar que o trabalho em Rede sugere, é acima de tudo, ter clareza dos princípios e diretrizes que fundamentam o projeto ético político da profissão.

Como afirma Iamamoto (2001), o exercício profissional é uma ação de um sujeito que tem competências para propor, negociar, para defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e funções profissionais.

A importância do trabalho em REDE

• Possibilita o exercício da democracia;

• Estimula o respeito ao outro;

• Envolve a comunidade na definição de prioridades e tomadas de decisões;

• Descortina novos horizontes no processo de gestão;

• Desenvolve o senso coletivo;

• Estimula a adoção de práticas condizentes com a gestão democrática

Aspectos importantes do trabalho em REDE

• LIDERANÇA: estimula o surgimento de lideres de forma natural;

• PARTICIPAÇÃO: cria espaços onde pessoas ou grupos possam ter direito de ouvir e serem ouvidos;

• PARCERIAS: fator preponderante para o trabalho em rede;

• INTENCIONALIDADE: precisamos tê-las, pois do contrário não teremos objetivos claros, nem metas, nem ações. Sem intencionalidade caminharemos e não chegaremos a lugar nenhum;

• GESTÃO DEMOCRÁTICA: possibilita a definição de prioridades e a tomada de decisões de forma coletiva.

REDE DE SAÚDE MENTAL UM DIREITO DE TODOS

Resgatando direitos humanos, saúde e cidadania

O Programa de Saúde Mental da SMS de Itaboraí segue as diretrizes do Ministério da Saúde e tem como objetivo intensificar as ações de promoção dessaúde e a reinserção social do paciente em seu meio.

Possui um Grupo Gestor que é composto por vários profissionais (médicos psiquiatra, psicólogos, Assistentes Sociais), que organizam e planejam a execução dos Serviços oferecidos.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL DE ITABORAÍ?

- O Programa funciona através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que é formada por Unidade de Serviços especializados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com