TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA TEMA 03 Responsabilidade Ambiental E Meio Ambiente

Trabalho Universitário: AULA TEMA 03 Responsabilidade Ambiental E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: Ambiental: A produção e o consumo devem-se seguir acompanhando o tempo natural do meio ambiente, sem exageros, analisando e planejando com base no novo desenvolvimento e adaptação das fontes de recursos naturais, ou agindo de forma mais técnica diminuindo o uso e compensando o que se utilizou.

Econômica: A produção inteligente, com o mínimo de erros possíveis. Uma economia que invista em estudos de ciências e tecnologias com foco em inovações que possibilitem a substituição de recursos naturais aonde são utilizados empregados para que no lugar sejam utilizados soluções iguais ou melhores, e que enfraqueça a supervalorização da materialização e deixando de lado o que seria o acumulo de riquezas..

Social: Ideia de que pessoas de baixa renda na maioria das vezes, por falta de informação agridem o meio ambiente sem se preocupar e utilizam os recursos naturais de forma incorreta, por isso, é imprescindível que possuam o necessário para conseguir viver com qualidade, porém convivam com leis que favoreçam a todos mas que em primeiro lugar estabeleça limites de acesso a recursos naturais.

Poder Político: Impedimento de interesses lucrativos aonde permitem por exemplo que empresas produzam sem se importar com minimização de agressões ao meio ambiente, planejamento voltado à valorização do que já é da sociedade, foco nas transformações que reflitam nas gerações futuras.

Cultural: Educação para todos de como consumir melhor, prioridade ao que é durável, uma criação que passe valores de respeito a utilização de recursos, valorização de transportes públicos ou ignorando qualquer meio de transporte que consuma nosso dinheiro para prejudicar o meio ambiente.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta: São elas: ambiental, econômico e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta: Tecnologica: o homem possui inteligências e experiências suficiente e deve se sentir na obrigação de pensar nas formas de inovações em que não serão mais necessário os recursos naturais, sem mudar a sociedade, apenas adaptá-la, como por exemplo a dessalinização da água do mar e eficiência na distribuição, a captação da energia solar, ou qualquer outra que seja, alternativas econômicas, sociais e tecnologicas descomplicadas. Uma produção que inove seu estilo para acalmar o consumo descontrolado, e priorizar somente o útil.

Pós-desenvolvimento: toda produção surge de uma matéria de baixo valor e se torna algo de alto valor. O homem deve utilizar sua inteligência para planejar uma economia decrescente, logo muito mais barata, seu desafio é abandonar o que sempre acostumou a pagar caro na economia em que vive e seguir priorizando o desenvolvimento da qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com